Em linha com o projeto "PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata" a equipa da AIDGLOBAL promoveu, entre 8 de março e 28 de abril, um conjunto de atividades, com vista à adoção de boas práticas ambientais.
O público-alvo desta iniciativa foram 421 alunas/os e seus professores, maioritariamente do 8º ano das escolas do Município de Loures — Escola General Humberto Delgado, Escola Básica Gaspar Correia, Escola Secundária da Portela, Escola Secundária José Cardoso Pires, Escola
Básica de Santa Iria de Azoia e Escola EB 2,3 João Villaret.
No âmbito do Trabalho de Projeto das turmas em referência sobre o tema “Espaços Verdes”, as/os alunas/alunos foram convidados a participarem num jogo, com o propósito de se consciencializarem de como serem mais amigas/os do meio-ambiente, adotando bons hábitos e transformando-os em ações e, também, para darem a conhecer às/aos visitantes do Parque Adão Barata (PAB) as intervenções verdes que têm vindo a ser realizadas no local. Pelas mãos das/os jovens estudantes foram produzidos materiais que farão parte de um Treecaching que permitirá ao público que vai ao PAB identificar e descobrir novas espécies de árvores plantadas, à medida que caminham pelo Parque.
Neste contexto, a ação centrou-se no cumprimento de objetivos como: Reconhecer a importância dos espaços verdes urbanos; Tomar consciência da necessidade de adotar comportamentos que visem a adaptação e mitigação em relação às alterações climáticas; Adotar comportamentos e práticas mais sustentáveis; Reconhecer o uso de energias renováveis, particularmente, o da energia solar para promoção da eficiência energética como um dos pilares para a sustentabilidade energética; Conhecer soluções tecnológicas inovadoras para a redução da intensidade carbónica no Parque Adão Barata (PAB) e Relacionar a promoção da mobilidade sustentável e da ação climática.
No final do encontro e das atividades, um professor responsável por cada turma assinou um registo de presença e de avaliação das sessões que, em geral, foram positivas e denotaram expectativas juvenis de intervenção futura. Apreciaram o dinamismo das sessões e de como, através dos jogos e desafios, se conseguiu colocar os alunos a refletirem e a participarem ativamente. Alguns docentes têm vindo reforçar a necessidade de dar continuidade a esse tipo de iniciativas, no sentido de consolidar as aprendizagens e fomentar uma consciência ambiental e sustentável.
PAB_LivingLab – Vive a descarbonização no Parque Adão Barata é um projeto que decorre desde 1 de maio de 2021 até 30 de abril de 2024, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, tendo como entidade promotora a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global e como parceiros a Câmara Municipal de Loures, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, a bim+, a dstsolar e a Innovation Point.