In Portugal, Educação para o Desenvolvimento, 2023, Sustentabilidade, Eventos, Ambiente,

Prémio Wellington Honour da RHLT atribuído à AIDGLOBAL

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro, o Museu do Neorealismo, em Vila Franca de Xira, testemunhou um evento que celebrou a História, a sustentabilidade e o compromisso com a Educação Global: a sessão comemorativa do Dia Nacional das Linhas de Torres. Este evento foi organizado pela Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) e pela Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras.


A cerimónia teve início com as boas-vindas de José Alberto Quintino, presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, seguidas pelas palavras do Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, o município anfitrião em 2023, Fernando Paulo Ferreira.

Entre outros, há que salientar dois momentos  importantes  da noite: a performance artística "Sonho Infernal ou o Fim de Uma Jornada Sem Glória", uma adaptação do documento literário de propaganda antinapoleónica "O Testamento de Junot”, publicado em Lisboa no ano de 1809 pela Impressão Régia, e a  entrega dos Prémios Wellington Honour  (3ª edição) que visam reconhecer entidades e/ou indivíduos que se destacaram em diversas áreas, nomeadamente Ambiente e Sustentabilidade, Cultura e Criatividade, Acessibilidade e Inclusão, Desporto e Movimento,  Promoção e Divulgação.



A AIDGLOBAL foi honrada com o Prémio Wellington Honour, na categoria de Ambiente e Sustentabilidade. O Vereador da Câmara Municipal de Mafra, José António Paulo Felgueiras, entregou o prémio salientando que ele expressa o reconhecimento do trabalho da Organização na promoção da Literacia, Educação e Inclusão, contribuindo para um mundo mais justo e sustentável. A atribuição do prémio simboliza para a AIDGLOBAL não apenas uma honra mas também o reconhecimento da colaboração bem-sucedida com os municípios parceiros, que fazem parte da Associação Rota Histórica das Linhas de Torres.

A Associação Rota Histórica das Linhas de Torres tem como missão a “conservação e valorização do património das Linhas de Torres”, o que a motivou a cooperar, ativamente, com o projeto da AIDGLOBAL "Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global",   que envolveu professores/as, alunas/os e atores do desenvolvimento local, sensibilizando-as/os para as questões de Educação para a Cidadania Global (ECG) e a riqueza do património da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT). Deste projeto surgiu a Mochila do Soldado, um recurso pedagógico-didático que promove a Paz, a Biodiversidade e os Direitos Humanos a partir da História das Invasões Francesas.

A cerimónia não só celebrou as conquistas das entidades/indivíduos a quem foram atribuídos os prémios, mas também reforçou o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do património nas Linhas de Torres. Foi uma noite que inspirou um compromisso renovado com um mundo mais sustentável, igualitário e culturalmente rico.

Para encerrar o evento, todas/os as/os presentes tiveram a oportunidade de desfrutar de um saboroso apontamento gastronómico, com destaque para o vinho "Encostas de Xira", produzido pela Quinta Municipal de Subserra, situada na localidade de Subserra, município de Vila Franca de Xira. 

A Rota das Linhas de Torres foi um sistema defensivo histórico, construído durante as Guerras Peninsulares, no início do século XIX, em Portugal. Estas linhas fortificadas foram projetadas para proteger Lisboa das invasões napoleónicas e consistiam em fortificações, trincheiras, redutos e fortes, distribuídos ao longo de uma série de colinas e vales. A estratégia inovadora de construção destas linhas ajudou a resistência portuguesa e britânica a repelirem as forças francesas e é considerada uma das realizações militares mais importantes da História de Portugal. Hoje em dia, a Rota das Linhas de Torres é um percurso turístico que permite aos visitantes explorarem este património histórico e apreciar a paisagem rural da região, sendo constituída por um conjunto de seis percursos de visita que se estendem entre o oceano Atlântico e o rio Tejo, atravessando o território de seis concelhos — Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.