Entre os dias 4 e 10 de fevereiro, celebrou-se, no distrito de Chibuto, na província de Gaza, em Moçambique, o arranque do ano letivo de 2025, não obstante a instabilidade que marca a atualidade moçambicana.
Criadas no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, que se encontra na 2ª fase de implementação, e apoiadas pela AIDGLOBAL, as 6 Escolinhas Comunitárias receberam 223 inscrições de meninos e meninas, entre os 3 e os 5 anos: 20 crianças em Chaimite, 34 crianças em Chiconelane, 23 crianças em Malehice, 33 crianças em Maivene, 76 crianças no Bairro 25 de Junho U2 e 37 crianças no Bairro 25 de Junho U4.
Ao início das atividades, antecedeu todo um trabalho de preparação, desenvolvido pelas Animadoras/ “Educadoras em Movimento”, em conjunto com a equipa da AIDGLOBAL da Delegação no Chibuto.
Foram, também, realizadas sessões de planificação das atividades lúdico-pedagógicas, com o objetivo de melhor preparar e consolidar as aprendizagens das crianças que frequentam estas Escolinhas. Adicionalmente, foi realizado todo um trabalho de limpeza do espaço escolar, tanto interno como externo.
Para apoiar a continuação do trabalho desenvolvido nas Escolinhas Comunitárias, a AIDGLOBAL necessita de apoios monetários a fim de garantir a adquisição de bens alimentares, localmente no Chibuto, e poder confecionar e servir uma refeição diária a todas às crianças que frequentam as Escolinhas.
Os donativos podem ser feitos a través do MBWAY “Ser Solidário” ou 932 469 205.
“Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a
Fundação Calouste Gulbenkian, como promotor a
AIDGLOBAL, gestora do projeto, e, como parceiros, o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.