3ª Edição da Caminhada Global reúne mais de uma centena de jovens em defesa da paz, da justiça e de instituições mais eficazes

3ª Edição da Caminhada Global reúne mais de uma centena de jovens em defesa da paz, da justiça e de instituições mais eficazes

3ª Edição da Caminhada Global reúne mais de uma centena de jovens em defesa da paz, da justiça e de instituições mais eficazes

No passado dia 2 de junho, decorreu a terceira edição da Caminhada Global, um evento integrado no projeto europeu Walk the (Global) Walk, promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Apesar de a pandemia ter condicionado o formato do evento, que assumiu contornos digitais pelo segundo ano consecutivo, estiveram reunidos, em direto, 195 participantes, entre os quais cerca de 70 jovens líderes, empenhados em refletir criticamente sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam as prioridades globais para a Agenda 2030. Em destaque, na edição deste ano, esteve o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Apresentado pelo humorista Pedro Luzindro, o encontro arrancou com um breve enquadramento da iniciativa, por parte de Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da AIDGLOBAL, e de Patrícia Alves, Técnica do Departamento de Educação e Coordenadora Nacional do Projeto WGW na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX). À palavra falada seguiu-se a palavra cantada, com a Banda Sebastião Antunes & Quadrilha a escrever o início do caminho com letras que são “grãos por semear”, numa terra onde “juntos somos mais fortes, para quem depois vier”.

Começámos assim, ao som do Hino da AIDGLOBAL.

Seguiu-se um regresso ao passado para recordar a música e a coreografia criadas na segunda edição da Caminhada Global e voltou-se ao presente para introduzir as intervenções de alguns dos estudantes das Escolas do Município de Vila Franca de Xira, locais onde tiveram lugar as atividades realizadas ao longo do terceiro ano de projeto.

O que significa ser um líder, qual o impacto do projeto, que mudanças gostariam de ver acontecer no mundo ou que atividades desenvolveram para contribuir para a concretização dos ODS, foram algumas das perguntas que os jovens líderes foram convidados a responder.

Houve, ainda, espaço para o testemunho de dois jovens globais, que partilharam os seus projetos, a forma como se viram envolvidos no ativismo e aquilo que os inspira a procurarem transformar o mundo num lugar melhor.

As intervenções de Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, de Eduarda Marques, Diretora Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude da Região de Lisboa e Vale do Tejo, de Alberto Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca Xira, e de António Torres, Técnico da Divisão de Apoio à Sociedade Civil do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, marcaram as últimas intervenções do evento, cujo desfecho se fez nos movimentos sugeridos por João Condesso, da Dance Life Academy, e na voz de Sebastião Antunes.

O vídeo da Caminhada já está disponível na página do Youtube da AIDGLOBAL e pode ser consultado aqui.

Para ver o vídeo alusivo à campanha criada no âmbito desta terceira edição, clique aqui.

O “Walk the (Global) Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia ― Linha de Educação para o Desenvolvimento ― e pelo Camões ― Instituto da Cooperação e da Língua I.P.. Estão envolvidos 12 países: Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, Bósnia e Herzegovina, Albânia, 11 organizações da sociedade civil e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

A AIDGLOBAL ― Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que desenvolve e promove projetos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Ativa, em Portugal, incluindo na Região Autónoma da Madeira, onde tem uma Delegação em Porto Santo e, ainda, no âmbito da Literacia, em Moçambique, na Província de Gaza, em colaboração com a equipa da sua Delegação no Chibuto. A sua Missão visa Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, porque acredita que a Mudança acontece pela Educação.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: