Workshops de liderança nas escolas parceiras

Workshops de liderança nas escolas parceiras

Workshops de liderança nas escolas parceiras

De acordo com o previsto no “Walk the (Global) Walk”, que tem como objetivo alargar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens europeus e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizaram-se 5 workshops envolvendo as 11 escolas-parceiras do Município de Vila Franca de Xira.

Decorrendo nos dias 15,16,17,21 e 22 de janeiro de 2020, neles estiveram presentes 83 jovens líderes ODS do ano 2 — alunos eleitos nas turmas com as quais se trabalhou na fase anterior (In class Activities) e, também, os seus 27 professores.

O plano global desta formação foi dinamizado por duas facilitadoras da AIDGLOBAL em parceria com duas técnicas do Município de VFX e  decorreu do seguinte modo:

  • Dia 15/01 (tarde) – na Escola Básica do bom Sucesso — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Básica e Secundária de Vialonga (12 alunos e 10 professores).
  • Dia 16/01 (manhã) – na Escola Básica Pedro Jacques Magalhães — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Secundária Gago Coutinho (27 alunos e 8 professores).
  • Dia 17/01 (manhã) – na Escola Básica Padre José Rota — tendo contado com a participação dessa mesma escola, da Escola Secundária do Forte da Casa, pertencente ao mesmo Agrupamento e da Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz Castelo Branco (16 alunos e 3 professores).
  • Dia 21/01 (manhã) – na Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Secundária Alves Redol (12 alunos e 3 professores).
  • Dia 22/03 (tarde) – na Escola Básica Soeiro Pereira Gomes — tendo contado com a participação dessa mesma escola e da Escola Básica D. António de Ataíde (16 alunos e 1 professor).

A dinâmica das ações teve como objetivo capacitar os jovens interessados e motivados para serem líderes pelos ODS, que irão, na fase seguinte, desenvolver atividades com os seus colegas, no âmbito da Semana dos ODS, e proporcionar um espaço de reflexão sobre as necessidades existentes em cada escola visando a elaboração do respetivo plano de atuação. Estes workshops centraram-se no desenvolvimento do conceito de liderança e promoveram a reflexão sobre as capacidades naturais de cada um dos alunos e o potencial da juventude enquanto agente de mudança das sociedades e do mundo. Também foram abordados os  17 ODS e, em particular, o ODS 13 — Ação Climática — que constitui o foco do trabalho, no ano de 2020.

No projeto “Walk the (Global) Walk”, financiado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P, participam, a par de Portugal, a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, as quais colaboram na qualidade de parceiros técnicos das autarquias.

Mais informações em:

Website internacional — www.walktheglobalwalk.eu

Website português — www.walktheglobalwalk.pt

Website AIDGLOBAL — https://aidglobal.org/#d-0-394

Facebook – https://pt-br.facebook.com/wtgw2018/

Instagram – https://www.instagram.com/walktheglobalwalk/