A AIDGLOBAL abraça as Orientações do “Open Forum for CSO Development Effectiveness”

A AIDGLOBAL abraça as Orientações do “Open Forum for CSO Development Effectiveness”

A AIDGLOBAL abraça as Orientações do “Open Forum for CSO Development Effectiveness”

A convidada deste “webinar” foi Amy Bartlett, na qualidade de coordenadora.

A AIDGLOBAL participou, na passada quinta-feira, 15 de fevereiro, numa conferência online, intitulada “Development as a Shared Responsability”, organizada pelo “Open Forum for CSO Development Effectiveness”.

A convidada deste “webinar” foi Amy Bartlett, na qualidade de coordenadora do “Open Forum for CSO Development Effectiveness”. A conferencista fez uma síntese dos progressos conseguidos, até ao momento, pelas Organizações da Sociedade Civil (CSO) e anunciou alguns dos desafios futuros do setor.

A “Open Forum for CSO Development Effectiveness” tem como objetivo definir e promover o papel e a eficácia no desenvolvimento das organizações da sociedade civil, cujo trabalho se alicerça numa série de princípios comuns, alguns deles diretamente relacionados com a Educação para o Desenvolvimento (Ver “Princípios de Estambul” – 2010).

Os oito itens presentes nesse documento de setembro de 2010 constituem uma declaração política das CSO, tendo em conta que, pela primeira vez, todas elas estabelecem objetivos comuns, reforçando o seu papel nas estratégias de desenvolvimento.

Posteriormente o Busan Forum on Aid Effectiveness (2011) reforçou essa aliança entre as organizações da sociedade civil, os governos, os doadores tradicionais, os países emergentes e o setor privado, constituindo-a como a primeira oportunidade de lobbying das CSO.

No Open Forum, houve também espaço para a autocrítica. A coordenadora do projeto, Amy Barlett, durante a sua intervenção, fez notar que, na medida em que não existe um compromisso explícito de respeito pelos Direitos Humanos, é indubitável que eles estão subjacentes às atividades de cada uma das organizações civis.