1ª Edição “Educar para Cooperar”- Professores Casa Pia

1ª Edição “Educar para Cooperar”- Professores Casa Pia

A AIDGLOBAL sensibilizou 25 professores para as principais temáticas da Educação para o Desenvolvimento, no Centro Cultural Casapiano.

“Formar para Educar”. Foi este o desafio lançado a 25 professores dos centros educativos da Casa Pia de Lisboa, numa formação que decorreu de 14 de Abril a 14 de Maio, com o objectivo de sensibilizar estes agentes educativos para as temáticas de Educação para o Desenvolvimento, através de metodologias de Educação Não Formal.

Esta acção de formação, acreditada e creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho, teve como formadora Ana Isabel Xavier, técnica de projectos em Educação para o Desenvolvimento da AIDGLOBAL.

Ao longo de 25 horas e 10 sessões, o grupo explorou os conceitos de Cooperação e Educação para o Desenvolvimento e debateu as temáticas da Globalização e Interdependência, Desenvolvimento Sustentável, Paz e Conflito, Interculturalidade, Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania Global. Para além disso, foi desenvolvida, em pequenos grupos, uma prática de pedagogia participativa em Educação para o Desenvolvimento, baseada em metodologias de Educação Não Formal, aplicável desde o nível pré-escolar ao 3.º ciclo de escolaridade.

A primeira edição deste curso de formação vem no seguimento do projecto “Educar para Cooperar – Alunos” que a AIDGLOBAL desenvolve, desde 2006, em alguns CED da Casa Pia de Lisboa. Dado o reconhecimento por parte dos professores participantes nesta formação da pertinência deste curso e a sua complementaridade com o “Educar para Cooperar – Alunos”, a AIDGLOBAL espera continuar a contar com o apoio institucional da Casa Pia para a prossecução destas acções, quer a nível dos alunos, quer a nível dos professores.