3ª Edição do projecto “Educar para Cooperar” termina com sucesso

3ª Edição do projecto “Educar para Cooperar” termina com sucesso

3ª Edição do projecto “Educar para Cooperar” termina com sucesso

AIDGLOBAL e a Casa Pia de Lisboa fazem balanço positivo das acções de formação.

Direitos Humanos, Solidariedade, Desenvolvimento Sustentável, Comércio Justo e Objectivos de Desenvolvimento do Milénio foram apenas alguns dos temas abordados por várias turmas e professores da Casa Pia de Lisboa que participaram na 3ª edição do projecto “Educar para Cooperar” da AIDGLOBAL.

De Janeiro a Junho de 2009, alunos do pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, viram filmes, fizeram jogos, teatro, debates, trabalhos de grupo e outras dinâmicas sobre as temáticas da Educação para o Desenvolvimento (ED). No total, integraram este projecto catorze turmas – três do Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Nossa Senhora da Conceição, três do CED  D. Maria Pia e oito do CED Nuno Álvares Pereira.

O projecto da AIDGLOBAL contemplou uma acção de formação em ED, dirigida a professores e acreditada pelo Conselho Científico de Formação Contínua da Universidade do Minho, para além da formação das crianças e jovens. Professores dos vários CED, alguns deles já envolvidos no projecto com os alunos, foram sensibilizados para a importância de transpor a Educação para o Desenvolvimento para a sala de aula, através da utilização de metodologias de Educação Não Formal.

O ano lectivo terminou com uma exposição dos trabalhos dos alunos e dos professores, realizada durante a última semana de Maio, no Centro Cultural Casapiano, podendo ser visitada por toda a comunidade escolar. No último dia da exposição realizou-se um encontro de ED que contou com a participação de dois conferencistas convidados e, durante o qual, foram aprofundadas as temáticas da Educação para o Desenvolvimento e da Educação Não Formal.