
Formação de professores na Madeira sobre Cidadania Global
Oficina realizada no âmbito do projeto “Educar para Cooperar”
A Oficina “A articulação da Cidadania Global com o Currículo ‒ Estratégias para uma Educação Transformadora”, iniciada no dia 22 de novembro, na sede do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), Funchal, tem a sua última sessão programada para dia 23 de maio.
Nos encontros anteriores, os formandos testaram e implementaram estratégias participativas de aprendizagem a partir das quais se podem trabalhar temáticas relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Da prática à teoria, refletiu-se sobre Cidadania Global (conhecimentos, capacidades, atitudes e valores), inclusão social, resiliência social e ambiental e respeito e valorização pela diversidade étnica e cultural.
A última sessão será realizada por videoconferência e os participantes irão partilhar o seu Trabalho de Projeto e as adaptações que tiveram de realizar devido à situação de pandemia da COVID-19. O trabalho de projeto consistia em facilitar a criação e implementação de microprojetos desenvolvidos por alunos que visassem a promoção da Cidadania Global e a transformação social, em articulação com os conteúdos das disciplinas.
Os 19 docentes participantes são oriundos de diversas escolas da Madeira e estão a completar 50h de formação. Trans(formar), despertar, atuar e cooperar foram alguns dos verbos mais referidos nesta capacitação.
Algumas fotografias estão online no Facebook da AIDGLOBAL (aqui).
A presente formação, acreditada pelo Sindicato dos Professores da Madeira, tem como formadora Susana Damasceno, Presidente da Direção da AIDGLOBAL, e conta com a colaboração da facilitadora Sofia Lopes, gestora do projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”.
Este projeto é promovido pela AIDGLOBAL e cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo e o Sindicato dos Professores da Madeira.
Saiba mais sobre este projeto aqui.