Projeto Conectando Mundos

Projeto Conectando Mundos

Projeto Conectando Mundos

A Árvore da Vida no Dia da Terra

Como forma de celebrar o encerramento das atividades didáticas, o projeto internacional “Conectando Mundos”, na sua 16ª edição, elegeu o dia 22 de abril — Dia Internacional da Mãe Terra — para a realização de uma ação comum a todas os alunos e turmas participantes: a criação de Árvores da Vida, visando, criativamente, a consciencialização para a proteção ambiental, em prol de um mundo mais justo e sustentável. Pressupunha eventos de comemoração e apresentação das Árvores nas/pelas turmas envolvidas, podendo incluir dinâmicas comunitárias, nomeadamente encontros, exposições, palestras, reivindicações frente aos centros nevrálgicos (Juntas de Freguesia, Câmaras, Conselhos Municipais, …). As Árvores e as realizações deveriam ser fotografadas e partilhadas nas redes sociais, na Plataforma e Blog do projeto.

Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia da COVID-19, foram, globalmente, suspensas todas as atividades presenciais, sendo substituídas por alternativas on line. A AIDGLOBAL, com a colaboração dos professores envolvidos no projeto, no sentido de dar mais relevância à iniciativa, alargou o leque de participação e convidou outros alunos, professores, simpatizantes e seguidores da Organização a aderirem, criando, também eles, as suas próprias Árvores da Vida, partilhando-as nas redes sociais e/ou pendurando-as nas janelas, como símbolo de esperança e conectando mundos.

O CM constitui uma proposta educativa interativa que junta atividades dentro da sala de aula ao trabalho numa rede composta por alunos dos 6 aos 17 anos de várias realidades culturais, económicas e sociais, na qual participam várias escolas do mundo inteiro. Todos os anos é trabalhada uma temática concreta no âmbito da Educação para a Cidadania Global, desenvolvida através de uma plataforma interativa multilíngue em 8 línguas (italiano, castelhano, português, inglês, francês, galego, catalão e basco), através da qual as diferentes turmas interagem e trabalham cooperativamente, organizadas em equipas da mesma faixa etária. A presente edição, que tem a duração de 24 meses (2019-2020), aborda o Desenvol­vimento Sustentável e subordina-se ao lema “Get in the loop: para um futuro em equilíbrio”. 

O projeto “Conectando Mundos” é cofinanciado pela Comissão Europeia, através do fundo Erasmus+, e é liderado pela OXFAM Intermón. Na sua 16ª edição, envolve 3 entidades parceiras: OXFAM Itália, o Instituto Politécnico de Leiria, a AIDGLOBAL e a Espais Telemàtics (Espanha) que faz a dinamização da Web.

Sites a visitar:

Conectando Mundos

https://www.conectandomundos.org/pt/presentacion
https://blog.conectandomundos.org/

AIDGLOBAL (projeto Conectando Mundos)

https://aidglobal.org/?project=conectando-mundos-2