AIDGLOBAL de novo no projeto internacional “Conectando Mundos”

AIDGLOBAL de novo no projeto internacional “Conectando Mundos”

AIDGLOBAL de novo no projeto internacional “Conectando Mundos”

Convite aos docentes a integrarem a edição 2020-2021.

O projeto internacional “Conectando Mundos” foi criado pela OXFAM Intermón, uma ONGD espanhola e tornou-se, internacionalmente, um caso de sucesso, ao longo dos seus 16 anos letivos de vigência, pelo que, já se prepara a 17ª edição. A AIDGLOBAL integrará o consórcio, como parceira nacional.

Em cada edição do projeto é trabalhado um tema específico, relacionado com a Educação para a Cidadania Global, com propostas didáticas adequadas aos 5 níveis etários, com base na lógica de aprendizagem “conhece-pensa-atua” e na perspetiva de análise e ação local-global.

Tendo em conta a mais que provável situação excecional das aulas, no ano letivo que se aproxima, devido à pandemia do COVID-19, as propostas didáticas constantes no projeto, para além de poderem ser trabalhadas nas salas de aulas, poderão, também, realizar-se à distância, de forma autónoma, por parte dos alunos, a partir das suas casas. O módulo de formação dos professores surgirá ampliado de modo a preparar os docentes para as ferramentas telemáticas do projeto, para a Competência Global na Educação e para o tema da edição deste ano- “Crise Climática: tempo de atuar”.

Dada a importância e pertinência do tema e o extraordinário trabalho desenvolvido, nestes dois últimos anos escolares, a AIDGLOBAL continuará a desenvolver o projeto em Portugal. Os temas abordados anteriormente e o novo, a ser trabalhado no próximo ano letivo, bem como as metodologias que caracterizam o Curso tornam-se ainda mais relevantes, hoje em dia, devido à situação pandémica atual, em que, provavelmente, as plataformas digitais e os recursos online irão adquirir mais centralidade.

Consciente de que a divulgação do projeto e dos dados de participação da 16ª edição, constituem um incentivo a todos os que, nele, se reveem, a AIDGLOBAL convida as escolas e professores a inscreverem-se e a participarem na próxima edição com as suas turmas. As inscrições já estão abertas, em https://www.conectandomundos.org/pt/registro

A proposta educativa global do projeto visa promover o intercâmbio entre os participantes – entre os professores e entre os alunos – através do Fórum e do Mural (funcionalidades da Plataforma online). Os participantes pode(ra)m comunicar entre si, interatuando e refletindo conjuntamente sobre as temáticas globais, gerando um diálogo intercultural.

Para que as Escolas e Professores tenham um mais amplo conhecimento do projeto, a AIDGLOBAL apresenta, de seguida, uma panorâmica do que constituiu a 16ª edição, iniciada em dezembro de 2018 e dinamizada no ano letivo de 2019-2020, em parceria com a  OXFAM Itália e, em Portugal, com a  AIDGLOBAL, em colaboração com  o Instituto Politécnico de Leiria.

As atividades delineadas deveriam terminar, oficialmente, no próximo 30 de outubro. Face aos condicionalismos determinados pela COVID 19, foi cancelado o evento que marcaria o encerramento do projeto – o Encontro de professores – previsto para Lisboa, na segunda semana de julho, com a presença de 15 docentes da parceria internacional e, também, de membros das equipas técnicas e científicas, visando constituir um momento de reflexão sobre as aprendizagens dessa edição.

Ao longo dos 24 meses do projeto, nele colaboraram  Centros Educativos de 10 Países, entre os quais, a Argentina, a Colômbia, o Equador, El Salvador, Malta, México, Peru e Marrocos, dado o seu interesse  pela  proposta educativa, que está disponível em 8 línguas – italiano, castelhano, português, inglês, francês, galego, catalão e basco-  e diferenciada em 5 faixas etárias – 6-8 anos, 8-10 anos, 10-12 anos, 12-14 anos, 14-17 anos.

Estiveram implicados nas atividades 475 professores – 366, em Espanha; 76, em Portugal; 22, em Itália e 11 noutros locais – integrando 515 turmas – 410, em Espanha; 27, em Itália e 11 noutros locais. Portugal esteve em atividades com 71 turmas de 18 escolas, distribuídas por todo o território nacional – continental e regiões autónomas. O estabelecimento de ensino que participou com o maior número de turmas foi o Agrupamento de Escolas da Bobadela e o que investiu mais tempo nas atividades propostas na Plataforma online foi o Agrupamento de Escolas de Estremoz.

Get in the loop: para um futuro em equilíbrio” constituiu o tema da 16ª edição do projeto. Ao longo do ano letivo de 2019-2020 trabalhou-se o modelo económico da Doughnut Economics, criado pela Economista Inglesa Kate Raworth, que visa repensar o conceito de crescimento e desenvolvimento, com base nos princípios de sustentabilidade ambiental e justiça social.

As atividades de todo o curso foram pensadas e desenhadas pelas Organizações parceiras e implementadas nos Centros Educativos que aderiram à proposta do projeto e pelos professores que se inscreveram na Plataforma.

Para apoiar o processo de reflexão, os docentes tiveram à sua disposição um módulo próprio, para conhecer e navegar pelas diferentes etapas e descarregar os materiais de apoio – Guia Didático e documentos complementares.

Como forma de celebrar o final das atividades de ensino-aprendizagem do ano letivo 2019-2020, foi levado a cabo, no Dia Internacional da Mãe Terra – 22 de abril –  a criação de Árvores da Vida por todas as turmas e/ou alunos participantes, como forma de promover a  consciencialização para a proteção ambiental, em prol de um mundo mais justo e sustentável. Para dar mais relevância ao ato e fazer passar a mensagem com mais impacto, a AIDGLOBAL convidou outros alunos, professores e simpatizantes da Organização a aderirem, criando as sua próprias Árvores da Vida e partilhando-as nas redes sociais e/ou pendurando-as nas janelas, como símbolo de esperança.

O “Conectando Mundos” é financiado pela Comissão Europeia – programa Erasmus+.

Saber mais em:

 http://www.conectandomundos.org/pt/

https://aidglobal.org/#d-0-409