O Grão de Milho Mágico em Moçambique

O Grão de Milho Mágico em Moçambique

O Grão de Milho Mágico em Moçambique

Dia 17 de julho foi um dia de balanço: a AIDGLOBAL juntou-se à Fundação Calouste Gulbenkian, financiador principal do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, implementado em cinco comunidades do distrito do Chibuto, para avaliar os resultados e projetar os desafios para a próxima fase.

O balanço desta reunião foi muito positivo e reflete o resultado de um trabalho de resiliência no terreno, em que é necessário ajustar várias condicionantes: adequar as atividades do projeto ao contexto rural, tendo em conta a cultura e os recursos locais; sensibilizar  pais e encarregados de educação para a importância da Educação para a Primeira Infância, incentivando a que as crianças frequentem as escolinhas, e promover sinergias com as organizações da sociedade civil e com as autoridades locais para encontrar estratégias inovadoras que se traduzam em soluções para os desafios que este ensino representa em Moçambique.

É precisamente devido à importância da adequação das atividades dos projetos à realidade das comunidades do Chibuto, que a AIDGLOBAL apresenta a edição bilingue, português – xichangana, do livro “O Grão de Milho Mágico”, da autora Véronique Tadjo. Editado em parceria com a Falas Afrikanas, “O Grão de Milho Mágico” surge, precisamente, no âmbito do projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” e é uma resposta direta a um trabalho de 15 anos em Moçambique e à demanda do governo moçambicano, que procura promover as diversas línguas nacionais em articulação com a língua oficial, o português.

Esta obra é a primeira de quatro edições previstas no âmbito deste projeto e, para a concretização deste primeiro livro, é de salientar a parceria desenvolvida com a Associação Bantu Mosambiki, que assegurou a tradução desta obra e que vai ao encontro do trabalho que a AIDGLOBAL realiza no terreno: uma aposta na literacia bilíngue para que mais crianças e jovens possam ter percursos escolares com finais felizes.

“O Grão de Milho Mágico” pode ser adquirido à editora Fala Afrikanas, através do nosso site (https://aidglobal.org/?page_id=9953), e tem um preço de 8 Euros (portes incluídos), sendo que parte das receitas revertem para os projetos da AIDGLOBAL em Moçambique.

Esta obra está também disponível nas 30 bibliotecas escolares e municipais que fazem parte da Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto e para as quais a AIDGLOBAL já doou cerca de 50 mil títulos e capacitou mais de 300 professores e técnicos.

O projeto “Educadores em Movimento – Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian e é cofinanciado pelo Camões, I.P.