Mais de 35 mil livros e material escolar chegaram ao Chibuto!

Mais de 35 mil livros e material escolar chegaram ao Chibuto!

Mais de 35 mil livros e material escolar chegaram ao Chibuto!

A AIDGLOBAL acaba de levar mais de 35 mil livros e material escolar até Moçambique, em prol da promoção da literacia e do incentivo à leitura. 

Esta ação, integrada no programa Passaporte para a Leitura, tem como objetivo não só colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza como também reforçar e alargar a Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto e, ainda,  apetrechar várias bibliotecas municipais.

Em parceria com o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto, têm vindo a ser apuradas as necessidades de cada uma das bibliotecas da Rede assim como a possibilidade de serem criadas novas bibliotecas, para que os livros possam ser disponibilizados a  quem os procura.

Em janeiro, a AIDGLOBAL partilhou a notícia do envio do contentor, que é já o quinto, com mais de 35 mil livros e material escolar para o distrito do Chibuto, província de Gaza, Moçambique. No entanto, por força das circunstâncias atuais, este material, só agora, chegou ao Chibuto!

A expedição, a partir de Portugal, foi possível graças ao patrocínio da Scope Lda que garantiu o transporte do contentor, dos CTT que cederam as embalagens necessárias e da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela que prestou apoio em questões logísticas, como o armazenamento.

Como não foi possível colocar todo o material doado no contentor, o frete da carga excedente foi, graciosamente, assegurado pela Abreu Carga, a quem a AIDGLOBAL muito agradece.

A AIDGLOBAL deixa também uma palavra de gratidão a todos os doadores que possibilitaram uma nova vida aos seus livros e, ainda, à equipa incansável com mais de 50 voluntários que, nos fins de semana que antecederam a saída do contentor, disponibilizaram o seu tempo para selecionar, carimbar, encaixotar e transportar os livros.

Em Moçambique, contou-se com o apoio do Conselho Municipal do Chibuto e Conselho Municipal do Xai-Xai, que asseguraram o transporte do contentor de Maputo ao Chibuto, do SDEJT e de todos os voluntários que descarregaram as centenas de caixas.

É, também, importante realçar o apoio fundamental e indispensável da equipa da AIDGLOBAL em Portugal e em Moçambique.

O Passaporte para a Leitura, criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL, em Moçambique, no âmbito do combate à iliteracia e incentivo à leitura e, através do qual, cria, equipa e apoia bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, promovendo atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicos e professores bibliotecários.