Encontro virtual assinala o encerramento da formação de professores

Encontro virtual assinala o encerramento da formação de professores

Encontro virtual assinala o encerramento da formação de professores

No dia 20 de junho, teve lugar a última sessão de capacitação de professores, realizada por videoconferência, e que contou com a presença de representantes das entidades parceiras do “Walk Global Walk” — a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a AIDGLOBAL e os 30 professores das 10 Escolas do Conselho de Vila Franca de Xira que integram o projeto.

O encontro permitiu que, em conjunto, fossem abordados diversos temas relativos às atividades desenvolvidas em cada escola, ao longo do período letivo, à avaliação final do segundo ano de vigência do projeto, à preparação do ano III e à Escola Nacional de Inverno, que decorrerá no mês de dezembro.

Nessa reunião virtual, fez-se o ponto de situação das ações previstas e desenvolvidas, tendo-se concluído que algumas das escolas conseguiram realizá-las antes e durante o período de confinamento, se bem que muitas tivessem de ser adaptadas aos meios digitais e canceladas outras.

Das atividades desenvolvidas pelos professores e seus alunos, destacaram-se várias ações de sensibilização em torno dos ODS em geral, sobretudo do ODS 13, entre as quais são de assinalar a recolha e separação de resíduos, a petição à ONU relativa à Proteção dos Direitos dos Refugiados Climáticos, desafios e concursos digitais, todos eles pretendendo alertar  para importância da Educação para a Cidadania Global como contributo não só para a formação de jovens como também para a  promoção de comunidades mais ativas na defesa do ambiente e, ainda, para o fortalecimento do espírito de cidadania, fundamental para um mundo mais justo e equilibrado. Em suma, visaram a sustentabilidade do Desenvolvimento, lema do Walk the (Global) Walk — “mobilizar os jovens em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A situação atual de pandemia levou a que os intervenientes no projeto  tivessem de enfrentar uma série de desafios e complexidades, o que constituiu um excelente momento para a implementação de metodologias alternativas no formato de educação à distância e uma oportunidade para potenciar um processo de transformação digital e inovação pedagógica que o “Walk Global Walk” tem vindo a  promover. As circunstâncias tornaram os alunos mais autónomos no seu processo de estudo à distância, incentivaram o espírito de colaboração e de aprendizagem mútua entre professores e alunos, multiplicaram  os intercâmbios e partilha de experiências entre escolas, intensificaram o trabalho colaborativo entre docentes, diversificaram as interligações entre entidades parceiras — AIDGLOBAL, CMVFX, Juntas de Freguesia, Universidade Nova de Lisboa, Conservatório Regional de Silva Marques, proporcionaram uma maior difusão das realizações nas redes sociais e plataformas digitais e levaram a  um  significativo  envolvimento das famílias.

Nesta sessão, foi, ainda,  feita  a avaliação das várias dinâmicas que integraram a 2ª edição do projeto, relativamente à Formação de Professores, aos Cursos Educativos, com sessões em sala de aula (In class activities), Workshops de Liderança (Induction Workshop) e  de Planeamento da Ação (Action Planning Day), Atividades entre pares – (Peer to Peer/P2P activities) e a Caminhada Global pelos ODS – Global Walk, que, apesar dos constrangimentos, tiveram um balanço positivo face à atual situação de pandemia. Constatou-se um grande empenho por parte de todos, com destaque para os alunos e professores, que demonstraram capacidades de (re)criação e colaboração.

Apesar das dificuldades sentidas, as realizações previstas foram pautadas por sentida criatividade e espírito de equipa, constituindo um sucesso assinalável e superando as expectativas. Por último, foram selecionados os 4 professores que participarão na Escola Nacional de Inverno, cuja realização se prevê de 18 a 20 de dezembro, em Vila Franca de Xira, e na qual irão, também, estar presentes 20 líderes, 2 por cada escola.

Promovido pela Região Toscana e Oxfam Italia Intercultura, o Walk the (Global) Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira.

Saiba mais sobre o projeto WGW em: