Faz-te Ouvir – Vamos acabar com a Discriminação: Dia dos Direitos Humanos 2010

Faz-te Ouvir – Vamos acabar com a Discriminação: Dia dos Direitos Humanos 2010

Faz-te Ouvir – Vamos acabar com a Discriminação: Dia dos Direitos Humanos 2010

Os defensores dos DH que lutam contra a discriminação, muitas vezes incorrendo em grandes riscos pessoais e familiares, serão reconhecidos e aclamados neste dia.

O tema para o Dia dos Direitos Humanos, a 10 de Dezembro deste ano, será: “Os defensores dos DH que actuam para acabar com a discriminação”.

Um defensor dos DH luta contra os abusos e violações, incluindo a discriminação, exclusão, opressão e violência. Advoga a justiça e procura proteger as vítimas das violações de DH. Reclama o julgamento dos perpetradores e a transparência na acção governamental. Ao fazê-lo põe muitas vezes em risco a sua própria segurança e a dos seus familiares.

Alguns defensores são famosos mas a maioria não o é. Estão activos em qualquer parte do mundo, trabalhando sozinhos ou em grupo, em comunidades locais, em políticas nacionais ou até internacionalmente. 

O Dia dos Direitos Humanos de 2010 realça e promove os resultados alcançados pelos defensores dos DH e pretende enfatizar o papel primordial que os Governos têm que desempenhar ao permitir e proteger a sua actuação. Este dia também pretende inspirar uma nova geração de defensores para falarem e actuarem no sentido de acabar com as discriminações em todas as suas formas, onde e quando elas se manifestem.

Esta história não termina depois de 10 de Dezembro de 2010. O enfoque no trabalho da defesa dos DH deve ser contínuo enquanto não for possível vivermos todos em igualdade.

(traduzido do site do Alto Comissariado para os Direitos Humanos http://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/HRDay2010.aspx)