Kickoff meeting do projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (II Ed.)”

Kickoff meeting do projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (II Ed.)”

Kickoff meeting do projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (II Ed.)”

A reunião de arranque do projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (2ª edição)” foi realizada no dia 23 de outubro, virtualmente, e contou com vários parceiros do projeto.

O encontro iniciou-se com a apresentação dos parceiros e respetivas equipas, seguindo-se a contextualização da nova edição do projeto que pretende combater a ausência e a diminuta participação dos jovens nas decisões políticas, em torno de temas relevantes como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No âmbito do projeto, estão previstas várias atividades, destacando-se a campanha digital de sensibilização “Bora Lá, Sai do Sofá” que envolve influenciadores de várias áreas, com o objetivo de apelar ao voto por parte dos jovens, a ser realizada nas redes sociais e focada nas eleições que vão ter lugar em 2021: presidenciais e autárquicas. No decorrer do projeto, serão dinamizados 5 workshops sobre os ODS e a Cooperação Portuguesa, envolvendo Juventudes Partidárias (JP) e jovens interessados na política. Prevê-se, ainda, uma viagem preparatória de atividades de Educação para o Desenvolvimento (ED), com 5 dirigentes de diferentes “cores” políticas, a Moçambique, e iniciativas de capacitação e sensibilização para a ED, promovidas por e com as JP.

Na reunião, levantaram-se algumas questões relativas a atividades futuras, como a Escola de Política para a Cidadania Global, o Dialogue Dinner, a formação residencial para técnicos da área da Juventude e o estudo sobre as diferentes formas de participação política em prol do Desenvolvimento. Deu-se, ainda, a conhecer o trabalho que será feito com os jovens de Santarém sobre participação política e implementação de ações a nível local.

A 2ª edição do projeto tem a duração de dois anos, realizando-se de 1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2022. É cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros, a Associação para o Desenvolvimento da Participação dos Jovens a Nível Local (DYPALL), a Câmara Municipal de Santarém, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), o Centro de Juventude de Lisboa | Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Para mais informações sobre o projeto, consultar aqui.