Municípios acolhem formação sobre Migrações e Direitos Humanos

Municípios acolhem formação sobre Migrações e Direitos Humanos

Municípios acolhem formação sobre Migrações e Direitos Humanos

Ação realizada na Região Autónoma da Madeira.

A ação de formação “Migrações, Desenvolvimento e Direitos Humanos” dirigida a funcionários públicos da Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) foi realizada entre 18 e 20 de novembro de 2020, no Funchal.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar para a inclusão dos imigrantes na sociedade de acolhimento, tendo consistido em momentos de reflexão e partilha em torno de temas como Migrações (Voluntárias e Forçadas), Desenvolvimento (Cooperação, Codesenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento, …), Participação Cidadã e Direitos Humanos (Preconceitos e estereótipos, discriminação, …).

Como promover a cooperação, participação e educação em prol da inclusão foi umas das principais questões trabalhadas pelo grupo de oito formandos, composto por funcionários públicos dos Municípios do Funchal, Ribeira Brava, Calheta e Santana, e uma funcionária da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM).

A ação foi enriquecida com o contributo de diversos convidados, entre eles:  a pedagoga e especialista em Relações étnico-raciais, Polyane Vreekamp, o Presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira (ACRAM), Augusto Mané, a Presidente do Centro Russo de Cultura e Formação “Pushkin”, Anna Pogrebtsova e o Professor na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre, autor e formador na área da interculturalidade, José Xavier Dias.

A AMRAM e a QUALIFICAR F.P. — Formação, Educação, Consultoria e Serviços, Unipessoal foram as entidades promotoras e a AIDGLOBAL a formadora.