Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá”

Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá”

Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá”

Campanha apela ao voto dos mais jovens.

No âmbito do projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” a AIDGLOBAL promoveu, durante o mês de janeiro, a Campanha “Bora Lá, Sai do Sofá!”, sob o sloganO voto Presidencial é um voto global”, dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 15-24 anos e jovens adultos entre os 25-34.

A iniciativa consistiu em apelar ao voto jovem para as eleições presidenciais 2021, que tiveram lugar no dia 24 de janeiro, e que contribuiu significativamente para a relevância do papel dos jovens na tomada de decisões políticas do país, com uma voz ativa e reivindicativa, para um voto consciente. A Campanha digital tornou-se uma oportunidade significativa para os jovens estarem mais informados sobre as eleições em tempos de pandemia e, também, para os despertar para a importância de valorizar a prática democrática do voto e a pertinência social que o ato tem para a Cidadania Global, para a defesa e proteção dos Direitos Humanos e para o cumprimento e responsabilidade no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Sendo o voto presidencial um voto global”, esta Campanha contribuiu, ainda, para que os jovens se pudessem posicionar em relação aos candidatos e votar conscientemente num presidente que os represente e lute pelos seus sonhos, direitos e objetivos para o futuro.

Sobre os resultados: dos 10 864 327 eleitores, apenas 4 262 672 votaram. A abstenção foi a mais alta de sempre, em Portugal, visto que 60,51% dos recenseados não foram às urnas.

A Campanha foi dinamizada nas Redes Sociais da AIDGLOBAL e dos Parceiros e divulgada com o apoio da APSMedia (uma empresa de publicidade que difundiu esta Campanha, através de Mupis Digitais, em 220 espaços, a nível nacional, nomeadamente em Centros Comerciais com Hipermercados), da MOP (empresa que lidera o sector outdoor “Out Of Home” em Portugal, com Mupis Digitais distribuídos por várias estações do Metropolitano de Lisboa) e da RÁDIO NOVA da cidade do Porto.

Só nas redes sociais da AIDGLOBAL foram alcançadas 74 872 pessoas.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)” é promovido pela AIDGLOBAL, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Rede Dypall, Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Centro de Juventude de Lisboa (CJL), e a  Câmara Municipal de Santarém.

Mais informações em: