A AIDGLOBAL dá continuidade ao combate à iliteracia em Moçambique

A AIDGLOBAL dá continuidade ao combate à iliteracia em Moçambique

A AIDGLOBAL dá continuidade ao combate à iliteracia em Moçambique

4ª Edição do Projeto Kula Na Wu Djondza

Como já tem vindo a acontecer, no mês de abril, desde 2017, a AIDGLOBAL reiniciou o Projeto Kula Na Wu Djondza”, que em português significa “Crescer a Ler” e que se prolongará até ao próximo mês de outubro.

Esta iniciativa tem como objetivo promover a leitura e o acesso ao livro junto de jovens, entre os 16 e 24 anos — grávidas e mães recentes —, enquanto aguardam pelas consultas pré-natais, de rotina ou de vacinação das suas crianças. Duas vezes por semana, no Gabinete SAAJ — Serviços Amigos do Adolescente e Jovem —, no Centro de Saúde de Chibuto, são lidos às beneficiárias contos em português e, simultaneamente, em língua changana, a que se seguem partilhas de informações e trocas de impressões.

No âmbito do projeto, aquando do nascimento dos bebés, é entregue a cada mãe um livro para levar para casa. Mais tarde, elas poderão lê-lo aos seus filhos e explorar as imagens, incentivando-o à descoberta do livro, familiarizando-o com este objeto e, ainda, promovendo competências linguísticas em português e changana, línguas de escolarização. Pretende-se, através da leitura de obras infantojuvenis, estimular, nas jovens, o gosto pela leitura e sensibilizá-las para a importância de a incentivar nos seus filhos, promovendo neles, desde cedo, não só a cultura e gosto pelos livros como também pelas tradições moçambicanas.

Castigo Tchume, gestor da Delegação moçambicana da AIDGLOBAL e Carolina Bebiano, estagiária no âmbito do Programa INOV CONTACTO, dinamizam as ações, tendo sido realizadas, até ao momento, 10 sessões para mais de 100 jovens mães, nas quais estiveram presentes as suas crianças até aos 2 anos, alguns dos seus companheiros, enfermeiras do Centro de Saúde e estagiárias do SAAJ.

“Kula Na Wu Djondza – Crescer a Ler” é um projeto promovido e coordenado pela AIDGLOBAL, em parceria com a Direção Distrital da Mulher e da Ação Social, com a Direção do Hospital Distrital do Chibuto e com a Direção Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia.