AIDGLOBAL integra o projeto Europeu “Conectando Mundos”

AIDGLOBAL integra o projeto Europeu “Conectando Mundos”

AIDGLOBAL integra o projeto Europeu “Conectando Mundos”

O kick-off meeting do projeto decorreu em Barcelona

A AIDGLOBAL esteve em Barcelona, Espanha, de 31 de Janeiro a 01 de fevereiro de 2019 para participar na reunião de apresentação e planeamento da 16 ª edição do projeto europeu “Conectando Mundus”, que irá decorrer entre 2019 e 2020.

Susana Damasceno, Presidente da Direção, e Mariana Esteves, gestora do projeto, representaram a Organização neste encontro, no qual estiveram presentes os diversos parceiros e onde foram programadas as próximas atividades.

“A AIDGLOBAL e o Instituto Politécnico de Leiria juntam-se agora, a uma equipa de parceiros motivados e experientes. Juntamente com a OXFAM Itália, e liderados pela OXFAM Intermón, levarão a cabo a próxima edição do projeto “Conectando Mundus”, que será pautada pela inovação das ferramentas utilizadas, em todos as fases. Está já decidido o âmbito do tema do próximo ano mas, por enquanto, permanecerá no segredo dos Deuses. Acompanhem este projeto”, desafia Mariana Esteves.

“Conectando Mundus” pretende contribuir para o desenvolvimento das competências social, cívica e intercultural, a alfabetização mediática e o pensamento crítico nas escolas, disponibilizando recursos e ferramentas contra a discriminação, o racismo, a desigualdade e qualquer forma de violência, em sala de aula.

O projeto integra conteúdos, metodologias da Educação para a Cidadania Global e as novas tecnologias na prática educativa do professor e dos seus alunos. Capacita, assim, os docentes para a promoção de um novo modelo educativo mais humanizador e transformador.
A Educação desempenha um papel-chave na sociedade, uma vez que tem o poder de promover a mudança de valores, de atitudes e de comportamentos da sociedade face aos desafios quotidianos.

O projeto visa, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade educativa, facultando instrumentos de trabalho e de avaliação da Competência Global nas escolas e reforçando a colaboração entre estabelecimentos de ensino que promovam a abordagem pedagógica colaborativa e holística, em três países europeus: Itália, Espanha e Portugal.

A AIDGLOBAL foi convidada a participar na 15º e 16º edição, em consórcio. O projeto foi instituído, em 2004, por uma equipa de professores e profissionais da Oxfam Intermón, com o intuito de criar uma proposta educativa inovadora na qual, desde então, participaram 12 000 estudantes de 41 países diferentes, em mais de 1700 escolas. Hoje, após uma década, a proposta original desenvolve-se, em cada ano, com um tema diferente: direitos laborais, alterações climáticas, migrações, cultura de paz, justiça alimentar, entre outros.

“Conectando Mundus” é financiado pela Comissão Europeia – Erasmus+, liderado pela OXFAM Intermón e envolve 3 entidades parceiras: OXFAM Itália, o Instituto Politécnico de Leiria e a AIDGLOBAL. Terá a duração de 24 meses.