A 1ª Escola Internacional de Verão sobre os ODS em Lisboa

A 1ª Escola Internacional de Verão sobre os ODS em Lisboa

A 1ª Escola Internacional de Verão sobre os ODS em Lisboa

A Escola de Verão é uma formação internacional intensiva de 4 dias sobre Educação para a Cidadania Global, Liderança e Participação Juvenil

Entre os dias 1 e 4 de julho, decorre a 1ª Escola Internacional de Verão, no âmbito do Projeto Europeu Walk the (Global) Walk: Mobilizar os jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Portugal foi o país selecionado para a realização do evento que se efetua em Lisboa, no Sana Metropolitan Hotel, entidade que acolhe e apoia o evento que marca o final do primeiro ano de implementação do projeto.

A Escola de Verão é uma formação internacional intensiva de 4 dias sobre Educação para a Cidadania Global, Liderança e Participação Juvenil, uma oportunidade para estudantes, professores, organizações da sociedade civil (OSC) e autoridades locais dos 11 países europeus parceiros se encontrarem para analisarem os contextos locais e globais, no sentido de identificarem ações concretas para respeitar e promover os ODS e adotar estilos de vida mais sustentáveis. Inclui formação experimental e lições e constitui, também, o culminar de um intenso e longo trabalho. Reúne cerca de 120 participantes — 12 professores, 56 alunos de 11 nacionalidades, 16 convidados de autoridades locais europeias que, em conjunto, vão elaborar um Manifesto sobre o 11º ODS, contendo sugestões e recomendações. Os alunos e os professores foram eleitos democraticamente pelos seus pares, no decurso das atividades do projeto. Entre eles estão 5 alunos portugueses — 1 rapaz e 4 raparigas— e 1 professor da Escola Básica Padre José Rota de Vila Franca de Xira.

A sessão de Abertura contou com a presença de Gonçalo Teles Gomes, vice-presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, que deu as boas vindas a todos os participantes. A comitiva de receção é composta por Selma Nametak, coordenadora Internacional do Projeto e pelos parceiros nacionais — o Município de Vila Franca de Xira e a AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, ONGD reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e que conta com 13 anos de atividades — representados, respetivamente, por Patrícia Pereira e por Susana Damasceno, presidente e diretora executiva da AIDGLOBAL.

Ao longo dos 4 dias, conta-se com a presença de membros das organizações e entidades dos 11 países, designadamente: Daniela Volpi e Lorenzo Falchi, coordenadora e representante da Região da Toscânia – Itália; Vasilis Ntakouris e Giorgos Vellis — coordenadores de projetos do município de Fyli — Grécia; Marian Doda, representante do município de Fushë-Arrëz — Albânia; Mariya Mincheva, diretora dos programas e projetos europeus do município de Sofia — Bulgária; Gareth Morgans, director da divisão de educação do conselho distrital de Carmarthenshire — País de Gales; Andonis Kountouris e Savvas Constantinides, representantes do município de Strovolos — Chipre; Lecointe Benjamin e Virginie Labeaume, representantes da região da Normandia — França.

O primeiro dia terminou com um jantar intercultural, onde o Fado marcou lugar com a presença de Agostinho Pereira de Miranda, que recentemente lançou um CD de fados da sua autoria.

O projeto europeu Walk the (Global) Walk tem vindo a ser desenvolvido, em Portugal, em 9 escolas do concelho de Vila Franca de Xira, destacando-se atividades como a formação de professores, a elaboração de recursos pedagógicos, o trabalho em sala de aula e o envolvimento de mais de 300 alunos, que foram sensibilizados para os ODS, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 – “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, ODS em destaque nesta 1ª edição. Teve o seu ponto alto durante a Semana ODS, que decorreu entre os dias 13 e 17 de maio, em Vila Franca de Xira. Nessa ocasião foi realizada uma “Caminhada Global”, tendo reunido 800 participantes, na sua grande maioria jovens estudantes.

Alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022, o projeto “Walk the Global Walk ” tem como objetivo aumentar os espaços de promoção da Cidadania ativa por parte dos jovens e potenciar o seu envolvimento em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades. São parceiros nacionais a AIDGLOBAL e o Município de Vila Franca de Xira.