Apresentação do projeto “Educadores em Movimento” em Xai-Xai, Moçambique.

Apresentação do projeto “Educadores em Movimento” em Xai-Xai, Moçambique.

Apresentação do projeto “Educadores em Movimento” em Xai-Xai, Moçambique.

Educadores em Movimento, do planeamento à apresentação pública

No passado dia 25 de Fevereiro, na cidade de Xai-Xai, capital da província de Gaza, Moçambique, realizou-se a sessão de apresentação do projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” à Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social, tendo, também, sido dada a conhecer a equipa da AIDGLOBAL que o vai implementar.

Este encontro teve lugar cerca de um ano após a proposta da AIDGLOBAL, à Fundação Calouste Gulbenkian, ter sido aceite, tendo ainda passado por diversas etapas, nomeadamente a constituição do grupo de trabalho e gestão, o estabelecimento de parcerias de apoio técnico, monitorização e avaliação da estratégia e o planeamento das atividades.

A equipa da AIDGLOBAL, constituída pelas técnicas de projetos Rita Lopes (gestora) e Isabel Fernandes bem como por Castigo Tchume, assistente e gestor da delegação da Organização em Moçambique reuniu com Paulo da Silva Beirão, diretor da Direção Provincial do Género, Criança e Acção Social, Jerónimo Nhabete, responsável pela Área da Mulher e Acção Social, e Lucas Chiluvane, ponto focal das ONG da Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano. Contou-se ainda, com a presença das seguintes entidades, parceiras no projeto: Naldo Muchanga, técnico do SDEJT ‒ Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia de Chibuto, e Rodrigues Paulo Matusse, técnico do SDSMAS ‒ Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social de Chibuto.

Tendo em vista o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças do Chibuto em idade pré-escolar, esta iniciativa pretende investir não só na melhoria dos processos cognitivos, socioemocionais e motores como também nas condições de saúde e higiene dos mais pequenos e, ainda, na promoção da inclusão e fazer face à discriminação.

No dias 27 e 28 de fevereiro e 1 de março, a equipa da AIDGLOBAL realizou encontros com os membros representativos dos Postos Administrativos do Distrito do Chibuto, para lhes dar conta do projeto, enquadrar procedimentos e esclarecer dúvidas. As sessões foram feitas em changana (língua local), por Castigo Tchume, gestor da delegação moçambicana da AIDGLOBAL e o apoio das técnicas Rita Lopes (gestora) e Isabel Fernandes.

A estas reuniões assistiram mais de 50 comunidades, representadas pelos seus líderes comunitários e chefes de bairro. Tendo em vista selecionar as cinco comunidades com condições para integrar o projeto, no final de cada reunião, todos foram convidados a apresentar as suas candidaturas, até ao dia 08 de março, entregando o respetivo formulário preenchido.

Para além destes, assistiram às reuniões ‒ Naldo Muchanga e Frederico Maxaieie, ambos técnicos do SDEJT ‒ Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chibuto e Rodrigues Paulo Matusse, técnico do SDSMAS ‒ Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social de Chibuto ‒ parceiros do projeto. A jornalista Cristina Zimila acompanhou o processo no sentido de fazer a reportagem das reuniões para a Rádio Comunitária do Chibuto.

O que fazemos neste Festival?

No âmbito da sua parceria, a AIDGLOBAL organiza um showcooking de receitas sustentáveis de atum, liderado pela representante do WWF — World Wildlife Fund e pela apresentadora do programa “Os Segredos da Tia Cátia” (canal 24 Kitchen) e apoiante da causa do consumo sustentável, a chef Tia Cátia, sendo que as mesas de refeição ilustrarão a importância de todos contribuírem para um mundo mais justo e sustentável. Os chefes da gastronomia mundial presentes no festival serão convidados a registar mensagens que alertem para o Consumo Sustentável do atum, e todos os participantes poderão escrever o seu compromisso em prol desse objetivo.

A AIDGLOBAL participa na tertúlia “Pesca e Consumo Sustentáveis – desafios locais num mundo global”, que conta com a presença de Marta Barata da Associação Natureza Portugal, em representação do WWF. Para os mais novos e suas famílias, a AIDGLOBAL promove o Peddy Paper” À Descoberta do Atum – na Rota da Sustentabilidade”.

O “Festival Rota do Atum” é organizado pelo Vila Baleira Resort e conta com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira e da Associação de Promoção da Madeira, tendo como parceiro da sociedade civil a AIDGLOBAL, em colaboração com a ANP/WWF.

“Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” é cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian e está a ser implementado sob a gestão da AIDGLOBAL.