Programa Cidadãos Ativ@s chega ao Porto Santo

Programa Cidadãos Ativ@s chega ao Porto Santo

Programa Cidadãos Ativ@s chega ao Porto Santo

Consórcio entre a Escola Francisco de Freitas Branco e a AIDGLOBAL

“Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar” é o título do novo Plano de Ação de Educação para a Cidadania que teve início a 1 de setembro de 2019, no Porto Santo, fruto de uma parceria entre a AIDGLOBAL e a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco.
Este Plano de Ação tem como destinatários principais alunos de quatro turmas do 8.º ano (2019/2020) e está orientado para acompanhar estes jovens ao longo de dois anos letivos. Apesar de o foco ser o 3.º ciclo, o Plano estende-se a toda a escola e à comunidade local com o intuito de sensibilizar e mobilizar para a promoção do voluntariado e para ações e comportamentos coerentes com os princípios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável.
Alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Plano de Ação tem como eixos estratégicos a vivência de uma cultura democrática, a articulação curricular e a interação com a comunidade.

Esta iniciativa na Escola resulta de uma candidatura ao projeto de Educação para a Cidadania gerido pela Fundação Gonçalo da Silveira e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEA Grants. O Programa é implementado, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.