Segundo ano do Projeto Europeu Walk the Global Walk

Segundo ano do Projeto Europeu Walk the Global Walk

Segundo ano do Projeto Europeu Walk the Global Walk

A temática para o novo ano letivo: ODS nº 13 — “Ação Climática”

A AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira, reiniciou as atividades nas escolas, dando continuidade ao Walk the (Global) Walk, no seu segundo ano de implementação e, no qual, estão envolvidos todos os dez Agrupamentos de Escolas e um estabelecimento de ensino não-agrupado do concelho.

O planeamento da continuidade deste projeto foi delineado, em abril, em Caen/França, num encontro em que estiveram presentes todos os parceiros, organizações da sociedade civil e autoridades locais dos países participantes. Na última semana de setembro, para dar prosseguimento ao projeto, em Portugal, realizaram-se reuniões de arranque, com as Direções, professores focais e representantes dos alunos de todas as escolas. Desde 12 até 26 de outubro está a decorrer uma ação de formação de professores. Durante os meses de novembro e dezembro, os docentes vão dinamizar sessões nas salas de aula, utilizando para o efeito o Guião do Recurso Pedagógico para Professores 2, produzido no seio da equipa educativa do consórcio e que inclui, também, contributos dos docentes. A partir de janeiro e até abril, os alunos desenvolverão atividades entre pares, enquanto preparam a Semana dos ODS, que irá decorrer entre os dias 11 e 15 de maio. A 13 de maio, terá lugar a segunda Caminhada Global em prol dos ODS, mais concretamente do ODS 13 – Ação Climática, temática do presente ano escolar. No início de julho, uma delegação representativa de Portugal irá participar na segunda Escola Internacional de Verão, na qual estarão alunos e professores representantes de todos os países envolvidos na iniciativa e que, este ano, decorrerá em Itália.

O projeto Walk the (Global) Walk, por meio da Educação para a Cidadania Global (ECG), propõe-se mobilizar os jovens como catalisadores de uma mudança realmente transformadora, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e visa produzir um modelo educacional inovador, transferível e pioneiro, que responda às complexidades do mundo atual e que seja capaz de integrar uma nova compreensão das questões globais, adaptadas aos currículos de educação formal das escolas de terceiro ciclo e secundárias. Associa, numa mesma missão, autoridades locais, organizações da sociedade civil (OSC) e comunidades escolares.

A nível europeu, além, da AIDGLOBAL, em Portugal, integram o consórcio do projeto a Itália, a França, o Chipre, o Reino Unido (País de Gales e Escócia), a Grécia, a Croácia, a Bulgária, a Roménia, a Bósnia e Herzegovina, a Albânia e 11 organizações da sociedade civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, sendo que estas participam enquanto parceiros técnicos das autarquias.

O Walk the (Global) Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia, Linha de Educação para o Desenvolvimento, e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras. Em Portugal, dinamizam o projeto a AIDGLOBAL e o Município de VFX.