2ª edição do “Festival Rota do Atum” — Ilha do Porto Santo

2ª edição do “Festival Rota do Atum” — Ilha do Porto Santo

2ª edição do “Festival Rota do Atum” — Ilha do Porto Santo

AIDGLOBAL parceira no âmbito da Responsabilidade Social

Tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para implementação até 2030 e no âmbito do seu projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”, a AIDGLOBAL associou-se à promoção do Consumo Sustentável de Pescado (ODS 12) e à Conservação dos Oceanos (ODS 14) que o Vila Baleira Resort leva a cabo, na Ilha de Porto Santo, no contexto da segunda edição do “Festival Rota do Atum” que decorrerá de 3 a 9 de junho.

Do vasto programa desta II edição, que integra mais de 30 eventos durante sete dias, contam-se mostras e concursos gastronómicos, visitas aos atuneiros, noites com música temática, jantares vínicos, exposições de fotografia, dança, assim como workshops no Vila Baleira Resort e em outros pontos da cidade que prometem a divulgação de um peixe que tem, nas águas do Porto Santo, um dos maiores cardumes do mundo.

800 milhões de pessoas têm no peixe a principal fonte de nutrição e de rendimento para as suas famílias, a maioria das quais vive em países em desenvolvimento. No entanto, a generalidade dos stocks de atum está a chegar ao limite máximo de exploração e muitos deles estão a diminuir rapidamente ou encontram-se esgotados.

No âmbito da sua parceria, a AIDGLOBAL organiza um showcooking de receitas sustentáveis de atum, liderado pela representante do WWF — World Wildlife Fund e pela apresentadora do programa “Os Segredos da Tia Cátia” (canal 24 Kitchen) e apoiante da causa do consumo sustentável, a chef Tia Cátia, sendo que as mesas de refeição ilustrarão a importância de todos contribuírem para um mundo mais justo e sustentável. Os chefes da gastronomia mundial presentes no festival serão convidados a registar mensagens que alertem para o Consumo Sustentável do atum, e todos os participantes poderão escrever o seu compromisso em prol desse objetivo.

A AIDGLOBAL participa na tertúlia “Pesca e Consumo Sustentáveis – desafios locais num mundo global”, que conta com a presença de Marta Barata da Associação Natureza Portugal, em representação do WWF. Para os mais novos e suas famílias, a AIDGLOBAL promove o Peddy Paper” À Descoberta do Atum – na Rota da Sustentabilidade”.

O “Festival Rota do Atum” é organizado pelo Vila Baleira Resort e conta com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira e da Associação de Promoção da Madeira, tendo como parceiro da sociedade civil a AIDGLOBAL, em colaboração com a ANP/WWF.

O projeto da AIDGLOBAL “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira”, cujo objetivo é sensibilizar, empoderar e capacitar a comunidade porto-santense e madeirense para o Desenvolvimento Sustentável, a Cooperação entre Povos e Culturas e os Direitos Humanos, é cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo, a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo e o Sindicato dos Professores da Madeira.