“Workshop” de planeamento da ação

“Workshop” de planeamento da ação

“Workshop” de planeamento da ação

Preparação para a ação no projeto Walk the Global Walk em Vila Franca de Xira 

A AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Vila Franca de Xira, realizou, entre as 9h30 e as 17h30 do dia 27 de março, no auditório da Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães, em Alverca, o Action Planning Workshop para o qual foram convidados os alunos que anteriormente tinham sido confirmados líderes em prol dos ODS bem como todos os professores das 9 escolas que participam no projeto, tendo estado presentes, também, 7 elementos do executivo da Camara Municipal de VFX.

No seguimento das ações de capacitação anteriormente desenvolvidas, este encontro teve como objetivo promover a reflexão e o planeamento das ações a desenvolver, por cada escola, antes e durante a Semana dos ODS e da Caminhada Global pelos ODS, que irão acontecer entre os dias 13 e 17 de maio. Estes jovens Front Runners vão ter de liderar atividades entre pares (peer to peer) dentro das suas próprias escolas, como preparação dos eventos sobre os ODS, em conjunto com os seus professores e com o apoio da AIDGLOBAL e da CMVFX, para que, nessa semana, possam desenvolver atividades de maior dimensão e alcance, dirigidas à comunidade, em geral.

Facilitadoras da AIDGLOBAL, em conjunto com duas técnicas municipais, orientaram a sessão, tendo os alunos e os professores de cada escola, ao longo da manhã, elaborado os seus projetos, com base em problemas que gostariam de ver resolvidos na sua comunidade. Após um almoço partilhado, ao ar livre, as equipas de trabalho apresentaram as suas propostas a um grupo constituído por dirigentes e técnicos do executivo municipal, que as comentaram e, a partir do seu conhecimento e experiência, deram o seu contributo, tendo-se, também, comprometido publicamente a apoiar cada atividade com aquilo que estiver ao seu alcance.

No workshop estiveram presentes mais de 80 pessoas, entre as quais se destacam os seguintes elementos do executivo municipal: Dra. Manuela Ralha — Vereadora da Cultura e do pelouro da Inclusão e Igualdade, Dra. Ana Carla Costa – Diretora do Departamento de Habitação e Coesão Social que integra as Divisões de Inclusão e Igualdade, de Saúde e Solidariedade, de Habitação e Intervenção Social, Dra. Anabela Pereira – Chefe da Divisão do Apoio ao Movimento Associativo e Juventude, Eng.ª Carla Gamboa – Técnica Superior na Divisão de Higiene Pública, Ambiente e Cidadania, Luís Matas de Sousa – Coordenador da Equipa Multidisciplinar da Reabilitação Urbana, Dr. Pedro Montes – Chefe da Divisão de Educação e Dr. Vitor Félix – Chefe da Divisão de Desporto e Lazer

O encontro foi palco, ainda, de um momento importante — a eleição dos elementos que representarão a delegação portuguesa na Escola Internacional de Verão, tendo sido escolhidos, através de um processo participativo e democrático, 5 alunos e 1 professor.

O Projeto “Walk the (Global) Walk” é cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem a duração de 36 meses. Envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.
Para um melhor conhecimento do projeto, seguir os links: https://aidglobal.org/#d-0-394 e https://www.walktheglobalwalk.eu/en/