Divulgação do Ebook GVETS

Divulgação do Ebook GVETS

Divulgação do Ebook GVETS

Ebook – recurso para profissionais que trabalham com crianças migrantes

O projeto GVETS desenvolveu um Estudo internacional – Ebook – que contou com a análise dos 7 países do consórcio, a nível europeu, relativamente às oportunidades de formação, metodologias e práticas direcionadas para profissionais que trabalham com crianças num contexto de migração. A análise é baseada nos Relatórios Nacionais de cada país.
O documento compõe-se de duas grandes áreas: a contextualização (Qual a realidade da EU, à migração? Quais os recursos formativos que existem?) e os resultados da pesquisa sobre as necessidades que são sentidas pelos profissionais e práticas que utilizam na sua realidade profissional.

1. Contextualização: migração e recursos formativos existentes na EU.

Em relação a este tópico, procurou-se conhecer as práticas e políticas públicas implementadas – Que medidas legislativas foram tomadas? Quais as necessidades das crianças que se encontram num ambiente de migração? – e que apoio é dado ao “ecossistema das competências profissionais” – Qual o perfil dos profissionais? Qual a estrutura institucional das estruturas VET? Quais as opções de formação VET formal e não formal? Que opções de programas de formação VET existem nos vários países?
Para finalizar, são apresentadas algumas práticas de sucesso, nos 7 países.

2. Necessidades e práticas utilizadas

Este ponto do Estudo foi realizado de forma qualitativa, através de questionários online e de focus group (reuniões de grupo para debate). Este tipo de análise é fundamental para possibilitar um espaço de partilha aos profissionais que, diariamente, lidam com esta realidade. Procurou-se compreender as seguintes questões: quais as competências dos profissionais que trabalham com crianças migrantes? Quais as suas necessidades formativas? Que lacunas se constatam a nível da oferta formativa? Que práticas existem em termos de gamificação?
De um ponto de vista mais especializado, as questões da formação são abordadas detalhadamente com exemplos concretos de utilização da gamificação enquanto ferramenta de capacitação.

Financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+, o GVETS envolve 7 Organizações de 7 países da União Europeia: AIDGLOBAL, de Portugal; IASIS, da Grécia; OXFAM, de Itália; ITAINNOVA, de Espanha; Grupo de Desenvolvimento de Diversidade, da Lituânia; Centro de Inovação Social, de Chipre; e Menedék, a associação coordenadora, da Hungria.