O projeto “Educar para Cooperar” já chegou ao Porto Santo e Madeira

O projeto “Educar para Cooperar” já chegou ao Porto Santo e Madeira

A iniciativa enquadra-se nas Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das ilhas de Porto Santo e Madeira

No dia 1 de julho, a AIDGLOBAL deu início ao projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” que decorrerá no Arquipélago da Madeira até 30 de junho de 2020.

A presente iniciativa vem dar continuidade ao projeto mais antigo da AIDGLOBAL, “Educar para Cooperar” que tem vindo a ser desenvolvido desde 2006. É um projeto de Educação para a Cidadania Global que segue os princípios orientadores da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).

O arranque do projeto concretizou-se com reuniões de planeamento, nos dias 26 e 27 de julho, com os parceiros – Câmara Municipal do Porto Santo e Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo, que motivaram a ida da Presidente da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, à ilha. No dia 27 de julho, o projeto foi também apresentado à Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo, onde se desenvolverão algumas das atividades.

O projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” visa contribuir para a promoção da Cidadania Global na Região Autónoma da Madeira, desconstruindo preconceitos e construindo processos de reflexão-ação com vista à Cooperação, Justiça Social e Sustentabilidade, a nível local e global. Pretende-se sensibilizar, empoderar e capacitar crianças, jovens, adultos e Organizações da Sociedade Civil das ilhas do Porto Santo e Madeira para a mobilização em torno do Desenvolvimento Sustentável, da Cooperação entre Povos e Culturas e dos Direitos Humanos, através do cinema, de tertúlias, do desenvolvimento de projetos, da formação e da construção de recursos que ligam a História dos Descobrimentos à Cidadania Global.

A iniciativa enquadra-se nas Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das ilhas de Porto Santo e Madeira.

O projeto “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” é promovido pela AIDGLOBAL — Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tendo como parceiros a Câmara Municipal do Porto Santo (CMPS), a Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo (DRAPS) e o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM).
Saiba mais sobre este projeto aqui.