“Alimentos que contam histórias”

“Alimentos que contam histórias”

Concurso transnacional de agricultura urbana

No âmbito do projeto Urbagri4women, os países que o integram estão a promover, de 1 de julho a 28 de outubro de 2018, o concurso global de agricultura urbana subordinado ao tema “Alimentos que contam histórias” em que um texto narrativo verbal e/ou não-verbal é elaborado a partir da fotografia de um prato — cozinhado ou não.

Cada um dos 7 países parceiros desenvolve a sua própria competição e terá vencedores individualizados. O prémio das produções selecionadas será anunciado até final do mês de setembro a que se seguirá uma cerimónia de entrega dos prémios e a respetiva partilha nas redes sociais comuns – Sites, Facebook e Twitter— com identificação da autoria.

A iniciativa visa fomentar a expressão cultural e a imagem das mulheres migrantes, demonstrando a sua criatividade e combinando diferentes áreas artísticas como a fotografia, a culinária, a narração de histórias e até a jardinagem, no sentido de incentivar a comunicação entre pessoas de diferentes origens que partilham a sua própria cultura como parte de um relacionamento recíproco com cidadãos das sociedades que as acolhem.

O concurso está aberto a todas as mulheres migrantes, residentes num dos países de acolhimento que fazem parte do projeto, independentemente da sua idade. Concorrentes menores de 18 anos deverão comprovar a permissão de um dos pais ou responsável legal.

O Urbagri4women é um projeto europeu gerido pela ONGD TAMAT (Itália) em coordenação com 7 países europeus e que visa promover a integração de mulheres migrantes, incluindo as requerentes de asilo e beneficiárias de proteção internacional nas sociedades de acolhimento, permitindo-lhes desenvolver projetos inovadores e de subsistência, na área da agricultura.

A inclusão destas mulheres migrantes é efetuada através de atividades educativas e recreativas, de formação profissional, do acesso ao mercado de trabalho, da luta contra a discriminação e de iniciativas culturais que promovam o diálogo intercultural e uma cultura de acolhimento, envolvendo as administrações públicas, os parceiros sociais, organizações de imigrantes e outras partes interessadas relevantes.

O projeto “Urbagri4Women” é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Integração e a Migração (FAMI) da Comissão Europeia e envolve a parceria de 7 países da União Europeia — Áustria, Chipre, França, Grécia, Itália, Portugal e Reino Unido. A AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global — é a entidade nacional parceira do projeto.
Contacto nacional :
AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global
Rua de Moscavide, 4.71, 1998-011 Lisboa
tel: 21 894 6028 | 21 247 1741
tm: 960 486 838| 932 469 204
E-mail: projectos@aidglobal.org
Saiba mais em:
Projeto: http://www.urbagri4women.com
Link Regulamento:
https://www.urbagri4women.com/wp-content/uploads/2018/07/PT_Contest_rules.pdf
Link google form: https://goo.gl/uvt6oR