AIDGLOBAL inicia novo projeto em Moçambique

AIDGLOBAL inicia novo projeto em Moçambique

“Educadores em Movimento” arranca com dois estudo

AIDGLOBAL foi uma das duas organizações selecionadas pela Fundação Calouste Gulbenkian para implementar um projeto piloto na área da educação para a 1ª infância em Moçambique: o projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância. Este que agora inicia, será realizado no distrito do Chibuto, distrito onde a AIDGLOBAL tem vindo a atuar desde 2008, terá a duração de 36 meses.

Esta iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças em idade pré-escolar do Distrito do Chibuto melhorando o seu desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor, as suas condições de saúde e a inclusão, através da promoção da Educação de Infância Itinerante.

Direcionado para os mais pequenos — entre os 4 e os 6 anos — contempla dinâmicas diversificadas, a desenvolver diariamente, ao ar livre, tendo como base a aprendizagem pela Natureza e a utilização da Bibliotchova, biblioteca itinerante com livros bilingues, jogos e brinquedos, dinamizadas pelas “Educadoras em Movimento”. Esta é a designação atribuída às jovens mães previamente capacitadas para, além de promoverem as atividades, irem ao encontro da comunidade para identificarem e darem o devido encaminhamento a casos de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e situações de discriminação e violência.

No projeto está previsto, também, a elaboração de três estudos, “Educação itinerante no Chibuto, Moçambique – boas práticas e potencial de replicabilidade”, “Psicologia da criança moçambicana em contexto rural – caso de estudo do Chibuto”, “Brinquedos, jogos, cantigas e estórias locais do Chibuto, Moçambique”, que já arrancaram, com o acompanhamento científico-pedagógico e a coordenação da vertente antropológica que estão a cargo da Professora Doutora Antónia Barreto, investigadora do Instituto Politécnico de Leiria, e da professora Doutora Clara Carvalho, investigadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Em breve a equipa estará pronta para arrancar com as atividades do projeto no terreno, estando a serem feitas todas as diligências para que este projeto decorra com o sucesso pretendido e que venha a ser um modelo a seguir na promoção da educação para a 1ª infância nas comunidades rurais.

Este projeto é o resultado da união dos seguintes parceiros: Centro Vocacional e Residencial do Chibuto (CVRC), Serviço Distrital da Juventude, Educação e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social (SDSMAS). Em Portugal, dão a sua colaboração a Escola Superior Educação e Ciências Sociais e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

“Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância” é cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian e está a ser implementado pelo referido consórcio com a gestão, da AIDGLOBAL.
Saiba mais sobre este projeto aqui.