“Workshops” de Liderança Juvenil nas Escolas Parceiras

“Workshops” de Liderança Juvenil nas Escolas Parceiras

“Workshops” de Liderança Juvenil nas Escolas Parceiras

Alunos de 9 escolas de Vila Franca de Xira foram confirmados potenciais líderes em prol dos ODS.

Feita a seleção dos Front Runners, durante as in class activities em 9 escolas do concelho de Vila Franca de Xira envolvidas no Projeto, estes alunos foram confirmados potenciais líderes em prol dos ODS, ao iniciarem a sua formação, entre os dias 12 e 15 de março, juntamente com os docentes que quiseram incorporar os temas e métodos da Educação para a Cidadania Global (ECG) na disciplina que lecionam.

Foram realizadas 6 ações de capacitação nas Escolas participantes, orientadas pela facilitadora da AIDGLOBAL em conjunto com as técnicas do Município de Vila Franca de Xira, Patrícia Pereira e Andreia Antunes, onde se abordou o desenvolvimento do conceito de liderança, a reflexão sobre as capacidades naturais de cada um dos alunos, o potencial da juventude enquanto agente de mudança das sociedades e do mundo e as boas-práticas do Município de VFX, reforçando a importância que este Organismo atribui à juventude proporcionando–lhe projetos e iniciativas de componente formativa, sociocultural e recreativa. Estes jovens participantes serão, pois, os líderes em prol dos ODS que, no âmbito da Semana dos ODS, irão desenvolver atividades com os seus colegas de escola.

Sérgio Lima, Coordenador Técnico do Sector de Intervenção para a Juventude, esteve num dos workshops, tendo a última sessão de encerramento dos trabalhos, contando com a presença de Anabela Pereira, Chefe da Divisão do Associativismo e da Juventude.

O Projeto “Walk the (Global) Walk” é cofinanciado pela Comissão Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e tem a duração de 36 meses. Envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.
Para um melhor conhecimento do projeto, seguir os links https://aidglobal.org/#d-0-394 e www.walktheglobalwalk.eu/en