“AIDGLOBAL ACONTECE” assinalou o 13º Aniversário

“AIDGLOBAL ACONTECE” assinalou o 13º Aniversário

Conferência, jantar-concerto e a pré-estreia do hino AIDGLOBAL

A “AIDGLOBAL ACONTECE” foi o evento que assinalou o aniversário da AIDGLOBAL, no dia 8 de Novembro, no Museu da Cerâmica de Sacavém.

O evento constituiu um momento de dupla celebração: o encerramento do projeto “UrbagrI4women”, com a conferência “Agricultura Urbana e Desenvolvimento — Contributo de e para Mulheres Migrantes e Refugiadas”, e a comemoração do 13º aniversário da fundação da AIDGLOBAL, com um jantar-concerto.

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, a Presidente da Direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno e a jornalista Fernanda Freitas iniciaram a conferência. Seguiu-se um painel composto por Clara Vaz, mestre em Migrações, João Santos e Filomena Aivado, fundadores do Projeto Hortas Ecológicas e parceiros do projeto, nomeadamente na criação das hortas na Urbanização dos Terraços da Ponte e no Centro de Acolhimento para Refugiados.

O último painel contou com a participação dos parceiros internacionais do projeto “Urbagri4women”: Fabiola Bedini, representante da TAMAT, organização coordenadora do projeto e Elena Xeni da CARDET.

“AIDGLOBAL ACONTECE” contou com mais de uma centena de participantes, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, o Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, a Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria Manuela Ralha, o Ministro Conselheiro da Embaixada de Moçambique em Portugal, Ananias Sigaúque, a Diretora Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques, parceiros locais, voluntários e membros da AIDGLOBAL.

O espaço musical esteve a cargo de Malenga, o músico e artista plástico que canta e reinventa as músicas tradicionais de Moçambique, e Sebastião Antunes, o mentor, compositor e interprete da banda portuguesa de música folclórica Quadrilha, acompanhado de dois dos seus músicos, Mário Santos, no bandolim, e Edu Miranda, na precursão.

No final do evento, Sebastião Antunes surpreendeu os convidados com a apresentação em pré-estreia do Hino que compôs para a AIDGLOBAL e que será lançado no próximo ano.

A cobertura fotográfica do “AIDGLOBAL ACONTECE” está disponível nos links https://bit.ly/2DiZt7D e http://bit.ly/2B2IpRI.