A “Mochila do Soldado” na promoção da Cidadania Global nas Escolas

A “Mochila do Soldado” na promoção da Cidadania Global nas Escolas

Workshop no início do ano escolar

No dia 21 de Setembro, realizou-se, na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, um Workshop destinado aos professores dos concelhos de Mafra e Sintra, no sentido de promover a ligação entre as Escolas e os CILT – Centros de Interpretação das Linhas de Torres.

Esta atividade centrou-se na divulgação e modos de abordagem didático-pedagógica do recurso “Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz”, concebido, em 2017, no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” e que, desde então, tem vindo a ser trabalhado por professores, educadores e profissionais da área do património que atuam junto de crianças e jovens, como forma de contribuir para sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis.

O recurso pedagógico “Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz” inclui materiais de apoio, acessórios, jogos e um “Manual” com propostas educativas que relacionam temas da Educação para a Cidadania Global com situações ocorridas durante as Invasões Francesas, no séc. XIX.

O Workshop da iniciativa da AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Mafra e com o Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, foi orientado por Marta Miranda, arqueóloga desse Município, e por Ana Lúcia Mendes, professora e voluntária da AIDGLOBAL e incluiu a dinamização de algumas atividades que integram o Manual de apoio à ”Mochila”.

O projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” (2015-2017) teve, como parceiros da AIDGLOBAL, as Câmaras Municipais de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira e o Centro de Forma-ção Loures Oriental. Foi cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua e apoiado pela Fundação Montepio.
Mais informações em:
https://www.aidglobal.org/#d-0-346
https://aidglobal.org/#n-1-589
http://aidglobal.org/files/2018_01_19_GUIA_Mochila_Soldado_FINAL.pdf

“O Fado (e não só) Acontece” juntou artistas de várias latitudes

O espetáculo de solidariedade mais emotivo do ano aconteceu no Cinema São Jorge A AIDGLOBAL, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), cuja missão é Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, reuniu, no Cinema São Jorge, no dia 5 de novembro, vários artistas nacionais e internacionais em encontros improváveis, inspirados na fusão entre o ...