Projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global”

Projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global”

Projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global”

Final do Ciclo de Formação subordinado ao tema “Jovens na Política: discutir para agir”

A terceira e última sessão do curso destinado a promover a Cidadania Global junto dos militantes e simpatizantes das Juventudes Partidárias decorreu ao longo do dia 20 de julho, no ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa.

Realizado no âmbito do projeto da AIDGLOBAL “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global” (2ª edição), o curso teve como objetivo final levar a que as questões ligadas à Educação para o Desenvolvimento (ED) venham a ser incluídas nos programas de atividades das Juventudes Partidárias.

As três fases de formação estiveram a cargo de Andreia Alves, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, tendo, nesta sessão, contado com a participação de Manuela Ralha, vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O tema “Garantir os Direitos Humanos: jovens e a problemática da habitação” relacionando-o com o ODS (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis constituiu o cerne desta última componente da formação. Foi seu propósito sensibilizar os jovens militantes das diversas Juventudes Partidárias e simpatizantes para o seu papel na defesa dos Direitos Humanos na sociedade em que se inserem bem como promover não só um maior conhecimento sobre programas e medidas de políticas de habitação mas também o sentido crítico em relação à situação atual dessas políticas.
Constituíram, ainda, propósitos da sessão a consciencialização em relação ao Direito à habitação, uma prerrogativa básica para a dignidade humana, e a promoção de um mais amplo entendimento das diversas ferramentas e instrumentos de participação política.

À semelhança das sessões anteriores, estiveram presentes jovens militantes das juventudes Partidárias, associações juvenis, incluindo um membro da FNAJ — Federação Nacional das Associações Juvenis, parceira da AIDGLOBAL, e jovens a frequentarem o ensino superior com interesse na temática.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” foi promovido e organizado pela AIDGLOBAL — Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e cofinanciado pelo Camões —Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tendo como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Mais de 35 mil livros e material escolar chegaram ao Chibuto!

A AIDGLOBAL acaba de levar mais de 35 mil livros e material escolar até Moçambique, em prol da promoção da literacia e do incentivo à leitura.  Esta ação, integrada no programa Passaporte para a Leitura, tem como objetivo não só colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza como também reforçar e alargar ...