Festa do Associativismo de Loures

Festa do Associativismo de Loures

AIDGLOBAL dinamiza atividades

A edição de 2018 da Festa do Associativismo, promovida pela Câmara Municipal de Loures, decorreu no Pavilhão Paz e Amizade, de 13 a 15 de julho, com o objetivo de dar a conhecer as estruturas associativas do concelho, o seu modo de funcionamento, as atividades desenvolvidas junto das populações e a importância destes agentes dinamizadores em benefício da comunidade.

Nos diversos espaços do pavilhão, foram realizadas exposições de coletividades e associações dedicadas ao desporto, à cultura e ao lazer, numa demonstração do apoio do Município ao movimento associativo. O público pôde assistir a atuações de grupos folclóricos do concelho bem como a exibições de ginástica, acrobacia aérea, técnicas circenses e artes marciais — taekwondo e kickboxing — e, ainda, no espaço multiúsos, a exibições de esgrima, ginástica e basquetebol dos clubes e entidades ligadas ao desporto.

Nas bancas erguidas para o efeito, algumas Associações tiveram a oportunidade de publicitar o seu trabalho e projetos e de realizar atividades lúdicas e ateliês.

No seu stand, a AIDGLOBAL — Acção e Integração para o Desenvolvimento Global —, sediada na Portela (Loures), além de dar a conhecer a sua obra, também dinamizou pequenas atividades relacionadas com o projeto “Jovens na Política”, tendo facultado aos que quiseram colaborar um questionário onde selecionariam três métodos de participação ativa na sociedade que considerassem mais importantes e indicassem aqueles em que se tinham envolvido no último ano, nomeadamente votar, participar em manifestação, fazer greve.

No âmbito da divulgação do projeto “Urbagri4women”, foi dada ao público a possibilidade de participar em vários quizzes que focavam questões relacionadas com as migrações, igualdade de género, sustentabilidade e horticultura.

No final, foi oferecida uma pequena lembrança aos participantes, nomeadamente uma ferramenta de mão para a horta, sementes biológicas, borrifador ou um calendário de plantações. No total, entregamos 2 ansinhos, 7 sachos, 9 pás,  9 borrifadores, 11 sacos de sementes de salsa, 12 sacos de sementes de manjericão, 9 sacos de sementes de cenoura, 9 sacos de sementes de alface e 9 sacos de sementes de rabanetes.

Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, esteve presente nas festividades com alguns membros do seu staff e vereadores, tendo afirmado: “Este certame constitui-se como uma oportunidade para divulgar a intensa atividade do movimento associativo, que é um fator de enriquecimento do nosso território e um elemento de forte importância democrática, porque o seu envolvimento na política do Município representa o envolvimento de todos nas decisões”.

No encerramento do evento, Paulo Piteira, vice-presidente da Autarquia, procedeu à entrega de certificados aos intervenientes nos diversos desafios da Festa do Associativismo do corrente ano.

Mais informações em:
Festa do Associativismo: http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=4444
Projeto Urbagri4women: https://www.urbagri4women.com
Projeto Jovens na Política: https://aidglobal.org/#d-0-351

“O Fado (e não só) Acontece” juntou artistas de várias latitudes

O espetáculo de solidariedade mais emotivo do ano aconteceu no Cinema São Jorge A AIDGLOBAL, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), cuja missão é Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, reuniu, no Cinema São Jorge, no dia 5 de novembro, vários artistas nacionais e internacionais em encontros improváveis, inspirados na fusão entre o ...