Ciclo de Formação “Jovens na Política: Discutir para Agir”

Ciclo de Formação “Jovens na Política: Discutir para Agir”

Sessão do curso para militantes em Juventudes Partidárias

No dia 7 de julho, o ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, acolheu a sessão de formação intitulada “Eu e @s outr@s: discriminação e inclusão de migrantes”, no âmbito do Ciclo de Formação: “Jovens na Política: Discutir para Agir”, atividade decorrente do projeto da AIDGLOBAL “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global”.

O curso destina-se a promover a Cidadania Global junto das Juventudes Partidárias, no sentido de que as questões ligadas à Educação para o Desenvolvimento (ED) venham a ser incluídas nos seus programas de atividades.

A ação esteve a cargo da formadora Andreia Alves, Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, que atuou como facilitadora das dinâmicas participativas e visionamento de vídeos de curta duração, tendo contado com a colaboração da Drª Noémia Pizzarro do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, Mestre em Direito da União Europeia, que participou como oradora e interveniente no debate.

Constituíram propósitos da presente formação sensibilizar os jovens militantes das Juventudes Partidárias e outros jovens ativos na sociedade para a problemática da discriminação e inclusão de migrantes, tendo-se analisado o impacto na sociedade de estereótipos e preconceitos vigentes bem como o modo como os cidadãos, as organizações e os seus partidários podem contribuir para a sua minimização, com recurso a um amplo entendimento e sentido prático das diversas ferramentas e instrumentos de participação política.

A sessão foi muito participada, tendo estado presentes jovens militantes das juventudes Partidárias, associações juvenis, incluindo um membro da FNAJ — Federação Nacional das Associações Juvenis, parceira da AIDGLOBAL, e jovens a frequentarem o ensino superior com interesse na temática.

A última sessão do curso, para a qual ainda existem vagas, realizar-se-á a 21 de julho, entre as 10h e as 17h, igualmente no ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa (Cidade Universitária, Lisboa), onde será abordado o tema: “Garantir os Direitos Humanos: jovens e a problemática da habitação”. A Inscrição pode ser efetuada no link: https://goo.gl/5FPECt.

O projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global” é promovido e organizado pela AIDGLOBAL — Acção e Integração para o Desenvolvimento Global e cofinanciado pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., tendo como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).
Utilize este formulário para adicionar uma nova notícia.

“O Fado (e não só) Acontece” juntou artistas de várias latitudes

O espetáculo de solidariedade mais emotivo do ano aconteceu no Cinema São Jorge A AIDGLOBAL, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), cuja missão é Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, reuniu, no Cinema São Jorge, no dia 5 de novembro, vários artistas nacionais e internacionais em encontros improváveis, inspirados na fusão entre o ...