V Edição do Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos

V Edição do Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos

AIDGLOBAL dinamizou atividades de Educação para a Cidadania Global

Patrocinada pelo Município de Arruda dos Vinhos, realizou-se, nos dias 1, 2 e 3 de junho, a 5ª edição do Mercado Oitocentista, um evento anual de recriação histórica de um mercado rural e da vida quotidiana de uma pequena vila às portas da capital, com mostra de costumes, artes, ofícios e gastronomia, este ano subordinado ao tema “Arruda em 1818: A Resistência”.

No 2º dia, a AIDGLOBAL esteve representada por Susana Damasceno, Presidente da Organização, e Tainá Souza, Assistente de Projetos, que propiciaram momentos lúdicos e de sensibilização, com especial enfoque nas dinâmicas relativas à água como recurso essencial à vida e seu consumo sustentável e aos conflitos armados, em tempos de paz e de guerra, particularizando não só a atualidade e a problemática dos refugiados como também a época das invasões francesas. Nas atividades colaboraram adultos e crianças, sendo de salientar a expressiva adesão ao recurso didático-pedagógico “Mochila do Soldado – Partir da Guerra para a Paz”, concebido no âmbito do projeto “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global “.

A C.M. de Arruda dos Vinhos pôs diversas bancas à disposição das organizações locais, tendo a AIDGLOBAL tido a oportunidade de divulgar a sua missão e os projetos em curso que, em colaboração com as populações e autoridades locais, visam o incentivo ao exercício de uma cidadania ativa.

A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global é uma Organização Não Governamental que trabalha para um mundo mais justo e sustentável. Em Portugal, promove a Educação para a Cidadania Global (ECG) através da realização de projetos em escolas, cursos de formação, workshops e recursos pedagógicos, dirigidos a professores, educadores, técnicos municipais, agentes de desenvolvimento comunitário, jovens e crianças. Em Moçambique, proporciona o acesso ao livro e fomenta a literacia digital, criando e dinamizando bibliotecas escolares e municipais e capacitando técnicos e professores.
Saiba mais sobre o Mercado Oitocentista da CMA aqui e sobre a Mochila do Soldado da AIDGLOBAL  aqui.

“O Fado (e não só) Acontece” juntou artistas de várias latitudes

O espetáculo de solidariedade mais emotivo do ano aconteceu no Cinema São Jorge A AIDGLOBAL, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), cuja missão é Agir, Incluir e Desenvolver através da Educação, reuniu, no Cinema São Jorge, no dia 5 de novembro, vários artistas nacionais e internacionais em encontros improváveis, inspirados na fusão entre o ...