
Capacitação de profissionais que trabalham com crianças migrantes
Apresentação da Plataforma online GVETS
No dia 26 de junho, a AIDGLOBAL recebeu, no Centro de Juventude de Lisboa do IPDJ, profissionais da área social para a realização de uma das atividades previstas no Projeto GVETS. O encontro teve como finalidade não só envolver parceiros sociais na utilização da Plataforma online do Projeto GVETS como também apoiar o seu desenvolvimento e, ainda, partilhar recomendações sobre as políticas de formação contínua de profissionais que trabalhem com crianças migrantes.
A Presidente da Direção da AIDGLOBAL, Susana Damasceno, deu as boas-vindas aos presentes, seguindo-se a apresentação do projeto e da plataforma pela Técnica de Projetos, Joana Silva. Nuno da Silva, fundador da ECOS, educador e conselheiro educacional, colaborou com a AIDGLOBAL enquanto facilitador do evento.
Foi demonstrado como se podem utilizar os conteúdos online em formações e atividades offline, dividindo os participantes em grupos e propondo-lhes completarem atividades disponíveis na Plataforma online. De seguida, recorrendo à metodologia World Café, os presentes envolveram-se num diálogo colaborativo em torno de questões fundamentais sobre Gamificação, Políticas de Formação e Adaptação dos Módulos do GVETS às atividades dos profissionais da área social.
Estiveram presentes 15 profissionais da área social, sendo que 8 representaram Organizações que trabalham, direta ou indiretamente, com a Migração, nomeadamente a Humanize Produções, a Par — Respostas Sociais, a UMAR — União de Mulheres Alternativa e Resposta, o CEDIS — Centro de Investigação em Direito e Sociedade, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Casa Pia de Lisboa, as Aldeias de Crianças SOS e a Cretcheu — Associação Caboverdeana de Almada.
O próximo evento de capacitação irá decorrer em setembro, descentralizado de Lisboa, com data e local ainda a definir.
Compete aos 7 países parceiros do projeto realizarem eventos com os mesmos objetivos, cujos dados recolhidos serão remetidos, confrontados e revistos pelo IASIS (Grécia), responsável pela elaboração de um Policy Package, um dos resultados previstos no projeto GVETS.
Conheça as fotografias deste encontro aqui.
O GVETS é um projeto europeu que pretende desenvolver um programa interdisciplinar de formação para profissionais da área social que trabalhem diretamente com crianças migrantes, envolvendo Organizações de 7 países — AIDGLOBAL (Portugal), Oxfam (Itália), CSI (Chipre), ITAINNOVA (Espanha), IASIS (Grécia), DDG (Lituânia) e Menedék (Hungria), o coordenador do projeto, sendo financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus+.
Conheça as fotografias deste encontro aqui.