Walk the Global Walk volta às salas de aula

Walk the Global Walk volta às salas de aula

Walk the Global Walk volta às salas de aula

Mobilizar os jovens europeus em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Mais de 500 alunos de 30 turmas dos 9 Agrupamentos de Escolas e de 1 escola não agrupada do município de vila franca de Xira participam no Walk the Global Walk.

Este projeto tem como objetivo promover o conhecimento, a reflexão, o interesse e o espírito crítico relativamente à Agenda 2030, incidindo, nesta etapa, no ODS 13 – Ação Climática, tendo em vista motivar os alunos do concelho para uma ação construtiva e concertada por um mundo melhor.

No âmbito do segundo ano do projeto, que tem a duração de 36 meses, e após a capacitação dos docentes, iniciaram-se, em 13 de novembro de 2019, em cada uma das escolas envolvidas, as atividades com os alunos, em sala de aula, a decorrerem até ao final do 1º período letivo, sendo que algumas turmas ainda irão desenvolver atividades durante o mês de janeiro de 2020. Nesta fase do projeto, o protagonismo é dos professores, pelo que a equipa, composta pela AIDGLOBAL e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, surge como apoio na dinamização de algumas das atividades propostas.

 Durante as sessões, o WGW foi apresentado aos alunos através de algumas evidências do primeiro ano do projeto, nomeadamente o vídeo da Caminhada Global ODS 11 – por Cidades e Comunidades Sustentáveis, o testemunho presencial de jovens líderes e docentes e, ainda, ambos os sites do projeto. Para a dinamização das sessões, os professores recorreram aos Planos de Sessão propostos no Guião do Recurso Pedagógico para Professores 2, para os quais, eles próprios contribuíram durante a Formação de Professores que decorreu em outubro de 2019, arranque do segundo ano de projeto.

Walk the Global Walk é cofinanciado pela Comissão Europeia ‒ Linha de Educação para o Desenvolvimento ‒ e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. Tem a duração de 36 meses e envolve 11 países e 20 entidades parceiras, incluindo a AIDGLOBAL.

Saber mais sobre o projeto, em:

https://aidglobal.org/#d-0-394

https://www.walktheglobalwalk.eu/en/

https://www.walktheglobalwalk.pt