School Labs arrancam nas escolas portuguesas

School Labs arrancam nas escolas portuguesas

School Labs arrancam nas escolas portuguesas

Projeto sensibiliza alunos para reflexão crítica sobre o estado do mundo

No dia 8 de maio, a AIDGLOBAL deu início aos Schools Labs, iniciativa integrada no projeto europeu “Amitie Code – Capitalizing on Development” que visa promover a educação da comunidade estudantil para temas relativos ao Desenvolvimento, Direitos Humanos e Migrações.

A ocorrer até ao final do ano letivo, junto de 73 alunos, a ação centra-se em atividades participativas, nomeadamente jogos de papéis, quizzes, debates e visualização de vídeos que alertam para as desigualdades sociais, crise dos refugiados, estereótipos e preconceitos, entre outros tópicos.

No final da iniciativa, os jovens participantes são convidados a desenvolver um trabalho audiovisual com divulgação nas redes sociais. Pretende-se, desta forma, empoderar os alunos como atores responsáveis e com competências para intervir num mundo cada vez mais global.

Os School Labs contam com o envolvimento de formandos do 3º ciclo, ensino secundário, CEF e vocacional do concelho de Loures. Os estabelecimentos de ensino implicados são a Escola Secundária Arco-Íris, a Escola EBI de Apelação, a Escola Secundária José Afonso e a Escola Luís de Sttau Monteiro.

A atividade insere-se no projeto “Amitie Code – Capitalizing on Development”, financiado pela Comissão Europeia, que, em Portugal, é promovido pela Câmara Municipal de Loures e dinamizado pela AIDGLOBAL. Este projeto de Educação para o Desenvolvimento envolve seis países europeus (Alemanha, Itália, Letónia, Portugal, Espanha e França), duas regiões (Emília-Romanha e Andaluzia) e oito cidades (Bolonha, Hamburgo, Régio da Emília, Riga, Loures, Lisboa, Tolosa e Sevilha).

Veja as fotos aqui..