Mais de 35 mil livros e material escolar a caminho de Moçambique

Mais de 35 mil livros e material escolar a caminho de Moçambique

Mais de 35 mil livros e material escolar a caminho de Moçambique

O Manual, publicado em março de 2016, está disponível no site da AIDGLOBAL

AIDGLOBAL envia o seu 5º contentor para Moçambique, com mais de 35 mil livros e material escolar, para promoção da literacia e incentivo à leitura. Esta ação, integrada no programa Passaporte para a Leitura, tem como objetivo colmatar lacunas existentes nas bibliotecas e escolas da província de Gaza.

A chegada deste contentor vai contribuir para reforçar e alargar a Rede de Bibliotecas Escolares do Distrito do Chibuto e apetrechar a Biblioteca Municipal do Xai-Xai, com livros técnicos, uma vez que é a capital da província, com vários polos universitários.

Esta ação só foi possível graças ao patrocínio da Scope, Lda que garantiu o transporte do contentor, dos CTT que cederam as embalagens necessárias e da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela que prestou apoio em questões logísticas, como o armazenamento.

Para levar a cabo este empreendimento, a AIDGLOBAL contou com o auxílio de escolas, alunos e professores e outras pessoas em nome individual, empresas e instituições, que doaram todo o material, e, como sempre, com a boa vontade dos seus voluntários, que continuam a acreditar neste seu projeto, como no primeiro dia.

Toda a comunidade da província de Gaza passa a ter maior acesso ao livro, com um mais amplo número de títulos ao seu dispor. Parte desta doação vai, também, para uma biblioteca escolar da Cidade da Beira, afetada pelo ciclone que atingiu a região, em 2019, e que, com a oferta destes volumes, passa a poder disponibilizar aos alunos que frequentam os 10º, 11º e 12º anos obras de apoio e desenvolvimento mais em consonância com o seu contexto curricular.

O programa passaporte para a leitura, criado em 2008, é o maior programa de intervenção da AIDGLOBAL, em Moçambique, no âmbito do combate à iliteracia e incentivo à leitura e, através do qual, cria, equipa e apoia bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, promovendo atividades de animação da leitura e a capacitação de técnicos e professores bibliotecários.