Projeto “Amitie Code” chega ao fim

Projeto “Amitie Code” chega ao fim

Projeto “Amitie Code” chega ao fim

AIDGLOBAL assinala participação em iniciativa europeia

Decorreu, de 8 a 10 de novembro, em Loures, o evento que sinalizou o final do projeto “Amitie Code – Capitalizing on Development” que teve como objetivo sensibilizar a comunidade para os temas das Migrações, Desenvolvimento e Direitos Humanos.

Susana Damasceno, Presidente de Direção da AIDGLOBAL, e Clara Vaz do Gabinete de Projetos da Organização apresentaram os resultados das formações dirigidas a técnicos municipais, professores e alunos.

O programa de três dias incluiu, ainda, a divulgação dos resultados do projeto nos países europeus envolvidos, a entrega do prémio do concurso internacional de trabalhos audiovisuais “Equipas de jovens do AMITIE para os Direitos Humanos dos Migrantes” e a antestreia de web series, produzidas pela EleNfant, subordinadas a seis histórias de vida de populações migrantes em seis cidades europeias, nomeadamente Toulouse, Sevilha, Riga, Hamburgo, Lisboa e Bolonha.

Marcaram presença no encontro os representantes dos parceiros internacionais do projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, o Coordenador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, Prof. Luís Nuno Rodrigues, o Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, a Presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito de Morais, e a Presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Lucinda Fonseca.

O “Amitie Code – Capitalizing on Development”, financiado pela Comissão Europeia, envolveu seis países europeus (Alemanha, Itália, Letónia, Portugal, Espanha e França), duas regiões (Emília-Romanha e Andaluzia) e oito cidades (Bolonha, Hamburgo, Régio da Emília, Riga, Loures, Lisboa, Tolosa e Sevilha). Em Portugal, as entidades responsáveis pelo projeto foram a Câmara Municipal de Loures e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Veja as fotos aqui.