Formiga Juju comemora Bandeira Eco-Escola e Aniversário da AIDGLOBAL na Escola Básica 1/JI Massamá 1

Formiga Juju comemora Bandeira Eco-Escola e Aniversário da AIDGLOBAL na Escola Básica 1/JI Massamá 1

Formiga Juju comemora Bandeira Eco-Escola e Aniversário da AIDGLOBAL na Escola Básica 1/JI Massamá 1

Sofia Maul dinamiza o primeiro conto da formiga moçambicana para alunos de 1º e 2º anos, sensibilizando-os para a defesa do meio ambiente

Celebrando, simultaneamente, o facto de ter recebido a bandeira Eco-escola e o 9º aniversário da AIDGLOBAL, no passado dia 7 de novembro, a Escola Básica 1/JI Massamá 1 promoveu duas sessões do conto “A Formiga Juju na Cidade das Papaias”.

Pela voz de Sofia Maul, contadora de histórias, mais de 80 alunos dos 1º e 2º anos, com idades entre os 6 e os 8 anos, viveram as aventuras da Formiga Juju para salvar a Cidade das Papaias, que os sensibilizou para os temas da falta de água e da poluição. Juju é uma formiga moçambicana, que chegou vestida de capulana, e que transmite aos mais pequenos alertas e formas de contribuir para uma Cidadania Global, sendo ela própria uma formiga ecológica.

O ano de 2014 foi muito preenchido para a formiga moçambicana que veio até Portugal. A 22 de fevereiro, o Palácio das Galveias acolheu o lançamento do segundo conto deste Movimento “A Formiga Juju e o Sapo Karibu” pela voz de Margarida Botelho, escritora e ilustradora.

No mês seguinte, a 15 de março, o Clube Papa Estórias, utilizando sombras chinesas, dinamizou o mesmo conto, na Biblioteca José Saramago, em Loures.

Sofia Maul e a professora e voluntária da AIDGLOBAL, Adelaide Rodrigues, promoveram “A Formiga Juju na Cidade das Papaias” junto de alunos da Escola Básica nº 1 de Massamá e da Escola Básica de Xutaria, nos dias 25 de março e 3 de abril, respetivamente. O grupo Papa Estórias voltou a dinamizar o segundo conto da Formiga Juju, no dia 3 de abril, na Escola Básica nº 1 de Massamá.

No fim de semana de 31 de maio e 1 junho, no âmbito da Feira do Livro de Lisboa, e dando continuidade à parceria criada, em 2013, com a Editora Leya, o Movimento da Formiga Juju cresceu pela mão de novos “embaixadores”. António Gouveia, contador de histórias do grupo internacional Contrabandistas, e José Candeias, apresentador/realizador da Antena 1, juntaram-se à AIDGLOBAL na promoção dos valores da Cidadania Global, através das leituras encenadas do conto da Formiga Juju, atividades de pintura e estímulo à criatividade, acompanhados pelo “Tchova da Juju”. Também na Feira do Livro, no dia 13 de junho, foi a vez das Bibliotecas de Lisboa (BLX) receberem Sofia Maul para abordar, de forma divertida, o tema da não discriminação da diferença, através da leitura do conto “A Formiga Juju e o Sapo Karibu”.

No dia 5 de junho, Sofia Maul dinamizou 3 sessões do conto “A Formiga Juju e o Sapo Karibu” para os alunos da Escola Básica do Catujal, no âmbito das atividades da Semana de Educação para o Desenvolvimento.

Os contos da formiga moçambicana da autoria de Cristiana Pereira, Walter Zand e Mia Temporário deram origem ao Movimento da Formiga Juju, um movimento cívico de promoção da literacia e expressão criativa, fundado em Moçambique, em fevereiro de 2012. Através da publicação de contos infantis e organização de atividades pedagógicas, o movimento promove a difusão de valores como a solidariedade, a diversidade, a criatividade, a união, a inclusão, a participação, a defesa do meio ambiente e a cidadania.

Foi incentivada pela mensagem forte que esta formiga transmite que a AIDGLOBAL assumiu a dinamização do Movimento Formiga Juju, em Portugal.