A AIDGLOBAL faz 9 anos!

A AIDGLOBAL faz 9 anos!

A AIDGLOBAL faz 9 anos!

Enchem-nos de orgulho e emoção os nove anos de existência que comemoramos a 4 de novembro

Celebramos os desafios, a dedicação, os obstáculos contornados, o intenso labor, o amor à camisola, as conquistas, a solidariedade e, acima de tudo, os elos que convosco criámos e que, diariamente, nos têm estimulado a prosseguir. Tem sido um trabalho árduo, paulatino mas profundamente compensador e reconfortante!

Festejar o nosso aniversário é não só prosseguir nesta gloriosa e promissora jornada, mas também evocar as mais recentes conquistas.

A Educação tem constituído a grande linha de força da ação da AIDGLOBAL, seja ela orientada para a construção e equipamento de bibliotecas, tenha ela como alvo preferencial a formação de cidadãos críticos e sensíveis às desigualdades globais, com as quais, diariamente, nos deparamos. Não basta ter-se acesso a qualquer tipo de bem. É preciso proporcionar os meios para o usufruir.

Ao fazermos a distribuição do material enviado no último contentor para Moçambique, deparámo-nos com um rapaz de 18 anos que sofre de multideficiências. Urgia ajudar o Albino a melhorar a sua pouca qualidade de vida. Este jovem necessitava de uma cadeira de rodas …e, com o auxílio dos nossos parceiros e amigos, conseguimo-la! Recebeu-a, hoje, 4 de novembro.

No dia 6 de novembro, inauguramos, em Moçambique, mais uma biblioteca escolar. Entregamos 10 Maletas da Leitura a 10 escolas que não dispõem de espaço físico para receber uma biblioteca. Distribuímos, ainda, computadores pelas outras bibliotecas do Distrito do Chibuto com as quais estabelecemos parceria.

São estes os grandes acontecimentos que assinalam a semana do nosso 9º aniversário. O jovem moçambicano, com a sua cadeira de roda, poderá percorrer mais facilmente o seu limitado mundo e ousar sonhar com novos horizontes, ultrapassando mais facilmente as dificuldades. Irá, decerto, às bibliotecas que ajudámos a florir…

Ele simboliza o projeto da AIDGLOBAL: enveredar por novos caminhos, vencer obstáculos com a ajuda de todos vós, que são a nossa cadeira de rodas.

Fernando Pessoa disse-nos: “…tenho em mim todos os sonhos do mundo…”. Tal como o poeta, também os temos em nós, ambicionando a promoção de uma sociedade global mais profícua e mais justa, ideal alcançável pela promoção da melhoraria dos níveis de literacia e de educação, essenciais a uma cidadania ativa. Por eles desenvolvemos, também, no Agrupamento de Escolas Catujal-Unhos, o projeto “Educar para Cooperar” – Loures (3ª ed.), e levamos “o mundo para dentro da sala de aula”.

Aos que apoiam a AIDGLOBAL, aos que investem na AIDGLOBAL, aos que procuram a AIDGLOBAL, àqueles para quem e com quem a AIDGLOBAL trabalha… PARABÉNS!

Estivemos, estamos e estaremos convosco e, com a ajuda de todos, continuaremos a contribuir para a construção do tal mundo melhor que tanto ambicionamos!