A AIDGLOBAL esteve no Congresso realizado na Alemanha, sobre Educação para a Cidadania Global

A AIDGLOBAL esteve no Congresso realizado na Alemanha, sobre Educação para a Cidadania Global

A AIDGLOBAL esteve no Congresso realizado na Alemanha, sobre Educação para a Cidadania Global

Estugarda recebeu o Congresso WeltWeitWissen, entre 16 e 18 de janeiro, no qual a AIDGLOBAL teve oportunidade de apresentar os primeiros resultados do projeto “Despertar para a Educação Global”.

O Congresso WeltWeitWissen é realizado desde 2003 e tem como tema principal a Educação para a Cidadania Global. Este encontro é bianual e contou, em 2014, com várias atividades, como música, teatro e workshops, que permitiram a troca de experiências e impressões entre os participantes— representantes de Organizações Não Governamentais, professores, alunos e interessados no tema.
A agência DEAB, uma plataforma de organizações que trabalha o Comércio Justo como instrumento de Educação para a Cooperação e o Desenvolvimento, foi a entidade organizadora do Congresso WeltWeitWissen de 2014.
Este ano, foram abordados temas como a Educação Global, a justiça, a sustentabilidade e a equidade social, bem como os aspetos educacionais e científicos da educação global, entre outros.
Um dos enfoques do evento passou pelo projeto “Despertar para a Educação Global” (Facilitating Global Learning), onde os três países envolvidos, Portugal, Alemanha e Roménia, tiveram a oportunidade de divulgar os resultados de um estudo desenvolvido, em que foi possível caracterizar as organizações da sociedade civil e fazer um diagnóstico das suas necessidades de formação, em prol da Educação para a Cidadania Global.
Entre junho e outubro de 2013, a AIGLOBAL desenvolveu o estudo, em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr, e apresentou os resultados no Congresso WeltWietWissen através de um Workshop dinamizado por Susana Damasceno, Presidente da Direção da AIDGLOBAL, e por Ana Isabel Castanheira e Ana Teresa Santos do Departamento de Educação para o Desenvolvimento do Instituto Marquês de Valle Fôr.
O evento contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado Parlamentar, Peter Friedrich, e do Ministro da Educação em Baden-Württemberg, Andreas Stoch.