Despertar para a Educação Global

Despertar para a Educação Global

Despertar para a Educação Global

O projeto “Despertar para a Educação Global” capacitou técnicos e voluntários de Organizações da Sociedade Civil (OSC) da Alemanha, de Portugal e da Roménia interessados em desenvolver projetos de Educação para a Cidadania Global (ECG), promoveu debates em torno da ECG e publicou um Estudo e um Manual sobre o tema.

DURAÇÃO

O projeto teve a duração de 35 meses e realizou-se entre 1 de abril de 2013 a 31 de Março de 2016.

PROPUSEMOS

Contribuir para uma melhoria na qualidade da Educação Global na educação não formal através do reforço de competências, conhecimentos e da compreensão da teoria e prática da Educação Global;

Contribuir para um aumento do número de multiplicadores da Educação Global na Europa;

Contribuir para o envolvimento ativo dos cidadãos europeus como advocates por uma sociedade global mais justa e sustentável.

POR
QUÊ
?

Face aos vários desafios e oportunidades existenciais que o mundo enfrenta atualmente, cada vez mais pessoas se sentem motivadas e se empenham ativamente nos processos transformadores dedicados à construção de um mundo justo, sustentável e pacífico. As educações transformadoras há muito que procuram formas de lidar com a complexidade das questões globais e da mudança global de modo a habilitar as pessoas a refletirem com sentido crítico, a dialogarem umas com as outras e a aprofundarem o seu conhecimento de si próprias e do mundo em que vivem.

A fim de reconhecerem e assumirem as suas responsabilidades enquanto membros de uma sociedade global e para se sentirem encorajadas a participar ativamente na modelação dos seus ambientes, as pessoas necessitam de oportunidades de aprendizagem que adotem as competências exigidas a um cidadão global informado e capaz de pensar com sentido crítico.

REALIZÁMOS

  • Seminário “Ser Cidadão Global num Mundo em Mudança”;
  • Formação “Global What — Formação em Educação para a Cidadania Global”;
  • Acompanhamento de projetos de ECG, liderados por técnicos e voluntários de OSC;
  • Mesa Redonda sobre ECG;
  • Publicação do Manual “Global How? Despertar para a Educação Global – Manual do Formador”;
  • Jantar-debate sobre “Como envolver a juventude nas causas da Cidadania Global?”;

O documento “Global What? – Estudo sobre factos e necessidades de Educação para a Cidadania Global na Alemanha, Portugal e Roménia” permitiu identificar as necessidades de formação em Educação para a Cidadania Global de Organizações da Sociedade Civil da Alemanha, Portugal e Roménia.

Neste seminário foram feitas algumas reflexões e debates sobre as desigualdades sociais no mundo, a globalização e as suas interligações, os novos paradigmas do desenvolvimento e o papel da Educação para a Cidadania Global na mudança social.

 

Manual “Global How? Despertar para a Educação Global – Manual do Formador” visa apoiar os formadores na capacitação de agentes multiplicadores de ações de Educação para a Cidadania Global.

 

PROMOTOR

PARCEIROS

FINANCIADORES

FINANCIADOR PRINCIPAL       |        COFINANCIADOR

EU_UA4W flag_yellow_low
Logo Camoes PNG

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO