Educar para Cooperar: a RHLT e a Cidadania Global

Educar para Cooperar: a RHLT e a Cidadania Global

Educar para Cooperar: a RHLT e a Cidadania Global

A 8.ª edição do projeto mais emblemático da AIDGLOBAL “Educar para Cooperar: a Rota Histórica das Linhas de Torres e a Cidadania Global” visa sensibilizar para as temáticas e valores da Educação para a Cidadania Global (ECG), em articulação com os temas do património da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Este projeto envolveu professores, alunos, atores de desenvolvimento local e cidadãos dos seis municípios parceiros.

Os seis municípios que integraram o projeto foram: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

DURAÇÃO

A 8ª edição do projeto teve a duração de 23 meses e realizou-se entre 1 de setembro de 2015 a 30 de agosto de 2017.

PROPUSEMOS

Contribuir para para que cidadãos de seis municípios compreendam as causas relacionadas com os problemas do desenvolvimento, a partir do património dos seus concelhos, com vista à promoção de uma Cidadania Global ativa na construção de sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis;

Desenvolver recursos e formar alunos, professores e atores de desenvolvimento local  para as temáticas e valores da Educação para o Desenvolvimento (ED) de forma a mobilizá-los para a promoção da Cidadania Global, a partir da ligação da ED ao património da Rota Histórica das Linhas de Torres;

POR
QUÊ
?

O estudo Journeys to Citizen Engagement: Action Research with Development Education Practitioners in Portugal, Cyprus and Greece[1], no qual o Grupo de ED da Plataforma Portuguesa das ONGD teve um papel bastante relevante, recomenda a ligação das necessidades das pessoas às realidades locais, tornando o envolvimento dos cidadãos relevante para o contexto local e para as comunidades locais. Para atingir a transformação global, devemos começar a nível local e individual, referem os autores, reforçando ainda a importância de envolver pessoas na ação para questões locais e, sempre que for relevante, permitir ligações a nível global.

Neste projeto, decidiu-se ligar a ED às realidades dos seis concelhos parceiros e à identidade das comunidades, através da exploração do património da Rota Histórica das Linhas de Torres.

São inúmeras as possibilidades de exploração do património da RHTL à luz da Cidadania Global. Guerra e Paz, Sustentabilidade dos Recursos Naturais e Direitos Humanos são apenas alguns dos temas que se podem abordar a partir do património, indo ao encontro da ideia generalizada de que é importante aprender com a história para não repetir os erros do passado e criar um futuro melhor.

[1] OLIVEIRA, Sandra; SKINNER, Amy (2014); Journeys to Citizen Engagement: Action Research with Development Education Practitioners in Portugal, Cyprus and Greece”. DEEEP

REALIZÁMOS

  • 6 Ações de Formação;
  • Workshops sobre Educação para a Cidadania Global;
  • Sensibilização de 12 turmas do 2º e 3º ciclos para temáticas da ECG;
  • Estudo sobre a ligação do património da Rota Histórica das Linhas de Torre à Cidadania Global;
  • Maleta pedagógica para suporte às visitas de estudo nos Centros de Interpretação das Linhas de Torres (CILT);
  • Círculos de Aprendizagem para os técnicos dos CILT;
  • Semanas de Educação para o Desenvolvimento em todas as escolas participantes;
  • Criação de percursos de Geocaching sobre Cidadania Global;
  • Conferência “A Rota Histórica das Linhas Torres e a Cidadania Global”.

PARCEIROS

FINANCIADOR

APOIO

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO