Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (1ª Edição)

Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (1ª Edição)

Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (1ª Edição)

O “Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (1º Edição) foi o primeiro grande passo da AIDGLOBAL na área da “Educação para o Desenvolvimento”, com o propósito de sensibilizar a comunidade escolar, nomeadamente a Comunidade Educativa do Colégio D. Maria Pia, Casa Pia de Lisboa, (e algumas sessões no Colégio dos Pupilos do Exército) para os temas da Educação para o Desenvolvimento.

Este projeto foi implementado numa turma do 5º ano, e os seus resultados foram avaliados positivamente, o que permitiu a realização de novas edições, com o objetivo de promover a Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal, junto da comunidade educativa.

PROPUSEMOS

Disseminar os valores e as temáticas da Educação para o Desenvolvimento junto dos alunos da Casa Pia de Lisboa;

Promover o debate sobre as temáticas da Educação para o Desenvolvimento junto da comunidade educativa;

Contribuir para o desenvolvimento de um currículo de Educação para o Desenvolvimento a ser aplicado nos curricula escolares portugueses.

POR
QUÊ
?

O Projecto “Educar para Cooperar” surge da necessidade de colmatar um vazio existente na sociedade portuguesa e, sobretudo, no seio da comunidade educativa, no que toca à abordagem às grandes assimetrias entre os “Países Desenvolvidos” e os “Países Em Desenvolvimento” (Norte/Sul) e à consciencialização para as questões globais que nos afectam a todos.

É no âmbito da Educação para o Desenvolvimento que estas temáticas têm vindo a ser trabalhadas noutros países europeus e têm vindo a ser merecedoras de atenção por parte da União Europeia e, nos últimos anos, também por parte do Governo Português.

Pretende-se que a Educação para o Desenvolvimento seja difundida a todos os níveis das sociedades para que se fortaleçam política e civicamente. No entanto, a AIDGLOBAL considera que as crianças em idade escolar podem e devem ser um grupo-alvo privilegiado da nossa Acção. Este projecto procura dar a conhecer e sensibilizar as crianças para várias questões relacionadas com o desenvolvimento e as desigualdades sociais e geográficas, partindo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), passando ainda por temas como o Comércio Justo e o Voluntariado, trabalhando com metodologias inovadoras e participativas, características da educação não-formal.

REALIZÁMOS

A principal actividade do projecto foi dar uma formação contínua aos alunos do CED D. Maria Pia, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento durante o ano lectivo 2006/07, organizando para isso um currículo de Educação para o Desenvolvimento e aplicando-o no contexto da área curricular não disciplinar – Área de Projecto. Para isso recorremos a métodos de Educação Não Formal.

DURAÇÃO

8 meses (ano lectivo 2006/2007 )

PARCEIROS

FINANCIADOR

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.