Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (2º Edição)

Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (2º Edição)

Educar para Cooperar – Casa Pia de Lisboa (2º Edição)

“Educar para Cooperar” é o nome do primeiro projeto da AIDGLOBAL na área de Educação para o Desenvolvimento (ED). A consciência das injustiças e das desigualdades existentes no mundo e a fraca importância atribuída à ED nos curricula escolares levaram-nos a promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, o Comércio Justo e o Voluntariado, dinamizando sessões participativas e ativas junto dos alunos.

Com este projeto pretendeu-se envolver as crianças em atividades lúdico-pedagógicas que as estimulassem para uma cidadania pró-activa..

Este projeto teve lugar no CED (Centro de Educação e Desenvolvimento) D.ª Maria Pia, Casa Pia de Lisboa (Xabregas), com objetivo de promover a Educação para o Desenvolvimento no Ensino Formal, junto da comunidade educativa.

DURAÇÃO

A 2ª edição do projeto teve a duração de 10 meses e realizou-se durante o ano letivo de 2007 a 2008.

PROPUSEMOS

Capacitar professores/educadores em temáticas associadas à Educação para o Desenvolvimento e respetivas abordagens;

Colaborar com os professores da escola, a fim de sensibilizá-los para a importância da Educação para o Desenvolvimento;

Sensibilizar os alunos do CED Dª Maria Pia para a promoção da Cidadania Global.

POR
QUÊ
?

O Projeto “Educar para Cooperar” surge da necessidade de colmatar um vazio existente na sociedade portuguesa e, sobretudo, no seio da comunidade educativa, no que toca à consciencialização para as assimetrias globais que nos afetam a todos.

É no âmbito da Educação para o Desenvolvimento que tem vindo a ser trabalhada a temática da Cidadania Global, merecedora de atenção por parte das organizações da sociedade civil e de algumas entidades públicas.

Este projeto procura sensibilizar as crianças para várias questões relacionadas com o desenvolvimento e as desigualdades sociais e geográficas, partindo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e passando por temas como o Comércio Justo e o Voluntariado, trabalhando com metodologias inovadoras e participativas, características da educação não-formal.

REALIZÁMOS

Conjunto de 10 sessões desenvolvidas em cada uma das 5 turmas participantes (3 do 2º Ciclo e 2 do Ensino Pré-escolar) durante o tempo de aulas, em articulação com o professor. Realização da Semana da Educação para o Desenvolvimento, envolvendo cerca de 18 turmas.

PROMOTOR

PARCEIRO E FINANCIADOR

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.