Educar para Cooperar – Loures (3ª Edição)

Educar para Cooperar – Loures (3ª Edição)

Educar para Cooperar – Loures (3ª Edição)

O projeto “Educar para Cooperar – Loures (3ª Edição)” foi realizado com o objetivo de contribuir para a sensibilização da sociedade para as desigualdades globais, dando destaque à Escola enquanto entidade corresponsável pela construção de uma cidadania global.

Tal como na primeira e na segunda edições, o projeto foi ao encontro das linhas orientadoras da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).

DURAÇÃO

A 3ª edição do projeto teve a duração de 23 meses e realizou-se entre setembro de 2013 a agosto de 2015.

PROPUSEMOS

Contribuir para um mundo, no qual as escolas sejam espaços de construção de cidadãos críticos e participativos que promovam a transformação social;

Tornar o Agrupamento de Escolas de Catujal – Unhos num agrupamento-modelo da integração e promoção da Educação para o Desenvolvimento (ED);

Envolver mais professores do 2º e 3º Ciclos das escolas da rede escolar nacional e seus alunos nas questões da ED, promovendo a integração desta área temática da Educação para a Cidadania no currículo.

POR
QUÊ
?

O Projeto “Educar para Cooperar” surge da necessidade de colmatar um vazio existente na sociedade portuguesa e, sobretudo, no seio da comunidade educativa, no que toca à consciencialização para as assimetrias globais que nos afetam a todos.

É no âmbito da Educação para o Desenvolvimento (ED) que tem vindo a ser trabalhada a temática da Cidadania Global, merecedora de atenção por parte das organizações da sociedade civil e de algumas entidades públicas.

Este projeto procura sensibilizar as crianças para várias questões relacionadas com o desenvolvimento e as desigualdades sociais e geográficas, partindo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e passando por temas como o Comércio Justo e o Voluntariado, trabalhando com metodologias inovadoras e participativas, características da educação não-formal.

REALIZÁMOS

  • Integração da ED no contexto de sala de aula através de sessões participativas e ativas dadas por 6 professoras do 2º e 3º Ciclos;
  • Duas ações de formação para professores e educadores sobre ED;
  • 3ª Semana de Educação para o Desenvolvimento de Loures, envolvendo cerca de 750 alunos;
  • Participação de quatro professoras em Encontros e Conferências, a nível nacional;
  • Manual de boas práticas, elaborado a partir das planificações das professoras dinamizadoras.

Consulte e descarregue aqui o Manual  de Apoio ao Professor:

FOTOGALERIA DO PROJETO

PARCEIROS

FINANCIADOR

APOIO

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.